Passarinho sente frio? Veja 5 cuidados com aves em dias frios

Com esses cuidados, você vai garantir que suas aves atravessem o frio com saúde e conforto. Confira!

Bella Assis | 2 de Fevereiro de 2024 às 08:30

Sabia que passarinho sente frio? Saiba como aquecê-lo - DmyTo / iStock

Nos dias de frio intenso, muitos tutores de aves se perguntam se os bichinhos também sentem frio. A resposta é sim! As aves, apesar de suas penas aparentemente isolantes, também podem sentir os efeitos das baixas temperaturas. Pensando nisso, fizemos uma lista de 5 cuidados essenciais para garantir o bem-estar das suas aves durante os dias mais frios.

Lei mais: 4 dicas para fazer um viveiro para pássaros

Passarinho sente frio?

Essas criaturas encantadoras são influenciadas pelo clima, podendo sentir tanto o frio intenso quanto o calor muito forte. É importante saber isso porque, no inverno, as aves em cativeiro ficam mais propensas a doenças, especialmente problemas respiratórios. Esteja atento à temperatura e adote medidas para proteger seus passarinhos. 

5 cuidados com as aves nos dias frios

Veja a lista de 5 cuidados fundamentais para garantir a saúde da sua ave no frio

Leia também: Veterinária compartilha dicas de cuidados com os pets no inverno

1. Proteja os passarinhos contra o vento

Ofereça abrigos, como casas de passarinho ou ninhos confortáveis, para protegê-los contra ventos fortes. Evite posicionar as gaiolas em locais com correntes de vento, garantindo que suas aves tenham um refúgio seguro.

2. Banho de sol

Assim como nós, as aves precisam do calor do sol. Nos dias ensolarados, permita que seus passarinhos desfrutem de um banho de sol. Além de combater o frio, a exposição ao sol proporciona benefícios para a saúde das aves. Caso o clima esteja com poucos momentos de sol, tente simular a luz solar com uma fonte de luz artificial próxima à gaiola ou viveiro.

Leia também: O curioso caso dos pássaros que mudam seus cantos para encontrar um amor

3. Truque da garrafa pet

Para proteger suas aves do frio, alguns tutores adotam a prática de colocar uma garrafa de água morna dentro da gaiola. O calor da garrafa ajuda as aves a se protegerem do frio. 

4. Ofereça proteção noturna

Durante a noite, ofereça proteção adicional às aves. Use luz artificial no ambiente para manter a temperatura e proteger os pássaros do frio noturno. Cubra a gaiola com um pano escuro para garantir que a luminosidade não perturbe o sono das aves. 

5. Reforce a alimentação

Como o passarinho sente frio, eles tendem a gastar mais energia para manter a temperatura corporal. Ofereça uma alimentação mais reforçada durante o inverno, com porções generosas e alimentos calóricos, como farinhadas. Esses alimentos fornecem a energia necessária para que suas aves enfrentem o frio e mantenham-se aquecidas.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no FacebookInstagramTwitter e Pinterest para conferir muito mais!

pets aves passáros