Com a chegada do inverno não são só os humanos que ficam com a saúde ameaçada.
O inverno é um período cruel para a saúde. Junto com a estação mais fria do ano, vem alergias, gripes e resfriados não só para a gente, mas para os pets também! Por incrível que pareça, os cachorros podem ficar gripados, e ainda que coloquemos roupas nos animaizinhos para protegê-los do frio e os próprios busquem se esquentar, cuidado nunca é demais!
Leia também: Estas são as 3 raças de cachorro que têm a saúde mais frágil, segundo veterinário especialista.
Um exemplo de comportamento desses animais para enfrentar o frio está na maneira em que os cachorros deitam nessa estação do ano. Além de se posicionarem de maneira bem enrolada, Vinicius de França Carvalho Fonsêca, pesquisador do Laboratório de Biometeorologia Animal na Faculdade de Ciência Agrárias e Veterinárias da UNESP (FCAV-UNESP), contou à revista Casa e Jardim, que os animais são exímios estrategistas quando o assunto é se proteger do frio.
"Em dias frios, os cães buscarão abrigos mais favoráveis como estratégia. Ainda, quando o céu está limpo, eles poderão procurar áreas mais expostas ao sol."
Outro ponto interessante levantado pelo especialista é que, caso exista outro animal em casa, os pets procurarão ficar mais juntinhos na hora de deitar.
O que fazer quando o cachorro está com frio?
Ainda que os pets tenham seus próprios mecanismos para fugir do frio, nem sempre o instinto de sobrevivência próprio é o necessário para o bem-estar. Logo, Vinicius explica que a prática de atividades físicas é uma forte aliada para o aquecimento corporal animal.
"O aumento da atividade dos músculos incrementa a taxa de produção do calor metabólico", explica o especialista.
Porém, é importante estar atento aos horários e às condições climáticas dos ambientes externos onde serão praticados os exercícios. O pesquisador faz questão de alertar sobre os perigos de expor os animais a temperaturas muito baixas e ventos intensos.
“A taxa de produção de calor metabólico pode não ser suficiente para compensar as de transferência de calor do animal para o ambiente, tornando-o suscetível à hipotermia."
Quer esquentar seu "aumigo" nesse inverno? Confira no vídeo a seguir algumas forma de proteger seu cachorro do frio?
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!