Empresas oferecem folga para cuidados com animais de estimação
Carol Ávila | 26 de Junho de 2023 às 12:57
Nos dias atuais, podemos observar a mudança sobre os cuidados com animais de estimação na sociedade. Os termos "'pai' e 'mãe' de pet" trazem abordagens cada vez mais semelhantes com a maternidade tradicional.
Atendendo à essas demandas, algumas empresas já oferecem a licença "PETernidade". Isso mesmo, agora os donos de pets recém adotados podem ter até dois dias de folga para se dedicar aos cuidados do animal de estimação.
Leia também: Pet friendly: projeto de lei permite levar animais de estimação para escola
O período deve ser destinado para que o tutor possa se dedicar completamente à chegada do novo bichinho e atenuar os impactos negativos da adaptação.
Ao portal Terra, a advogada trabalhista Karolen Gualda Beber explicou que o benefício não é legal nem normativo, portanto, cabe a cada empresa decidir se irá oferecê-lo ou não. Para solicitar a folga, o empregado deverá comprovar a adoção de um cão ou gato com certificado emitido pela instituição, como uma ONG.
Leia também: Cuidado! Este item que você joga fora pode matar seu pet
A ação de encerrar o benefício pode ser revertida a qualquer momento. Recomenda-se, no entanto, que a empresa comunique seus funcionários sobre as alterações nas regras ou o encerramento do programa.
A proposta visa fomentar a adoção de animais que precisam de um lar para morar. Dessa forma, para as empresas que aderem à licença, os dias de folga não são descontados do salário mensal dos funcionários.
No mundo corporativo, cada vez mais empresas estão reconhecendo a importância dos animais de estimação na vida de seus funcionários.
A rede de petshops "Petland" já aderiu ao benefício para quem adotar, adquirir ou ganhar de presente um novo pet. Ao menos 10% dos 80 colaboradores da rede em São Paulo entraram na onda da adoção.
Leia também: Gato viraliza e se torna a principal atração turística de cidade polonesa
A fabricante de rações Royal Canin também se destaca por sua visão voltada para o bem-estar animal. Desde 2018, a empresa disponibiliza aos seus funcionários uma licença especial de oito horas, que pode ser distribuída ao longo do ano. Essas horas extras permitem que os tutores tenham a flexibilidade necessária para cuidar de seus pets, seja para consultas veterinárias, passeios ou qualquer outra necessidade relacionada.
Além disso, a empresa oferece um auxílio com desconto para a compra de rações da marca, incentivando os funcionários a fornecerem uma alimentação saudável para seus pets. Vale ressaltar que os escritórios da empresa também são pet friendly, proporcionando um ambiente acolhedor tanto para os funcionários quanto para seus animais.
Pets podem contrair febre maculosa? Descubra resposta
Cuidado! Este item que você joga fora pode matar seu pet
Pet friendly: projeto de lei permite levar animais de estimação para escola