Um estudo feito nos EUA reparou em alguns comportamentos comuns nos gatos que tiveram perdas na família, mostrando que eles podem sofrer com luto
Embora gatos sejam conhecidos como animais independentes e desapegados, um estudo desenvolvido nos Estados Unidos pode indicar o contrário. Na verdade os felinos seriam bem sensíveis ao que acontece no ambiente ao seu redor. Assim, os pesquisadores notaram alguns comportamentos incomuns nos animais que haviam passado pela perda de outro pet, inclusive de cachorros, da família.
Entenda agora como é o luto nos felinos e como identificar que seu animal está sofrendo.
Você também pode gostar:
Gatos podem sofrer com luto
Os pesquisadores da Universidade de Oakland, nos Estados Unidos, analisaram o comportamento de mais de 400 gatos através de informações obtidas de seus tutores e perceberam mudanças no sono, na alimentação, nas brincadeiras e na busca de atenção dos felinos. Também chamou a atenção no tempo que eles passam sozinhos e na quantidade de vezes que se escondem.
Esses comportamentos variavam de acordo com a proximidade do gato com o animal que faleceu e também de acordo com a reação do dono, o que poderia indicar que o felino reflete a dor de seus cuidadores.
O estudo pode ser lido na íntegra no site Applied Animal Behavior Science, onde foi publicado, e sugere que a experiência psicológica de perda pode ser universal mas também ressalta a importância de mais pesquisas na área para compreender melhor o comportamento dos animais.
Portanto, mesmo que seja difícil lidar com a perda de um animal de estimação, é essencial também dar atenção ao pet que continua com você, pois ele também pode estar sofrendo e precisa de cuidados especiais. Aprenda a identificar quando seu cão ou gato está triste e saiba como garantir o bem estar de todos na sua casa!
Fontes: O Globo e Aventuras na História.