O seu gato está vomitando a ração? Saiba quais podem ser os motivos por trás disso.
Se você é dono de um gato, já pode ter visto ele vomitar depois das refeições. Muitas vezes, a nossa primeira suspeita é em relação a uma nova ração que pode estar sendo introduzida na rotina alimentar do pet. Essa conclusão pode gerar questionamentos em relação a qualidade dos ingredientes ou se o sabor não agradou ao seu animal.
Mas, é importante pensar que a causa do vômito pode não estar relacionada apenas à alimentação. Existem diversos fatores que podem influenciar no comportamento do seu gato na hora de comer, e que pode gerar em regurgitação. Vamos explicar tudo aqui!
Você também pode se interessar:
Veterinário explica por que o seu gato vomita depois de comer
A regurgitação, que é a expulsão da ração pela boca, pode ocorrer por vários motivos. Se seu gato ama a nova ração ou compete com outros animais durante a refeição, é provável que ele coma rápido demais, e assim ele engole grandes pedaços de ração e, ao mesmo tempo, ar. Isso pode fazer com que ele vomite logo depois de comer, inclusive muitas vezes com grãos inteiros de ração.
Para ajudar a reduzir a regurgitação, experimente alimentar seu gato com porções menores e mais frequentes. Use também uma assadeira rasa para espalhar a ração, o que vai incentivar o bichinho a comer mais devagar e a evitar grandes bocadas. Além disso, ao comprar uma nova ração e fazer a reintrodução alimentar, faça essa mudança gradualmente ao longo de sete dias, misturando quantidades da ração antiga e nova.
Se o seu gato comtinuar apresentando sinais de desconforto ou se vomitar é um ato constante, vá a um veterinário. É sempre importante buscar orientação antes de mudar a alimentação do seu pet.
Confira também: 5 raças de gatos que se dão bem com cachorro.