Existem alguns comportamentos para ligar o alerta, seu gato pode estar sofrendo com depressão.
Assim como nós, os gatinhos podem sofrer com quadro de tristeza, ansiedade ou depressão. Ainda que eles sejam conhecidos por serem independentes, ariscos e mais reservados, existem alguns comportamentos que podem ser servir de alerta.
Os tutores são preocupados com alimentação, compram produtos para higiene e muitas vezes não se atentam ao humor dos pets. Uma dica é sempre observar a forma que o gato se comporta e se perceber mudanças muito bruscas buscar o veterinário que cuida diretamente do seu animalzinho. Buscar informações gerais ajuda muito, mas levar o seu pet até o médico que compreende seu histório e particularidades leva até um diagnóstico mais certeiro.
Coisas que podem gerar mudanças de comportamento nos gatos
Segundo o blog seres, que é o centro veterinário da Petz, algumas mudanças na rotina dos felinos pode gerar uma mudança no comportamento deles, podendo chegar à um caso de depressão.
- Confinamento em local pequeno;
- Falta de uma pessoa da família que faleceu ou foi viajar;
- Falta de outro gato ou pet, que tenha morrido ou ido morar em outra casa;
- Mudança na disposição dos móveis;
- Barulho intenso, quando uma reforma está sendo feita, por exemplo;
- Mudança de casa;
- Chegada de uma nova pessoa para morar no ambiente;
- Adoção de um novo pet;
- Trauma físico, dor, doença, entre outros.
Caso você tenha passado por alguma dessas mudanças observe o jeito que seu pet está agindo e busque a ajude necessária.
5 sinais para ter atenção na saúde mental do seu felino
Existem alguns pontos que merecem atenção e podem gerar um alerta para caso de depressão no seu amado gatinho.
1. Mudanças no apetite
Um dos primeiros sinais de que algo pode estar errado é uma mudança no apetite do seu gato. Isso pode se manifestar tanto como uma diminuição quanto um aumento na ingestão de alimentos. Se você notar uma mudança súbita nos hábitos alimentares do seu gato, é hora de prestar atenção.
2. Isolamento excessivo
Gatos são naturalmente independentes, mas se o seu gato começar a evitar interações sociais, como se esconder constantemente ou evitar contato físico, isso pode indicar um problema. Gatos deprimidos muitas vezes se isolam mais do que o normal. Caso perceba um grande comportamento de reclusão, medo ou isolamento, observe se é algo constante e busque ajuda profissional.
3. Alterações no sono
Assim como os humanos, o sono dos gatos é afetado pela depressão. Se seu gato está dormindo mais do que o habitual ou, ao contrário, mostrando sinais de insônia, isso pode ser um indicativo de que algo não está bem. Os pontos extremos sempre precisam ser pontos de atenção.
4. Comportamento agressivo
Mudanças repentinas no comportamento, como agressividade excessiva ou apatia, podem ser sintomas de depressão. P seu gato costumava ser brincalhão e agora mostra desinteresse em atividades que costumava desfrutar? Isso certamente é um motivo para preocupação. Tente estimular o seu pet e se não sentir resultados, não deixe de procurar um veterinário.
5. Problemas de Higiene
Gatos são animais famosos por seus hábitos de limpeza. Problemas com falta de higiene podem indicar alterações emocionais. Se você notar que seu gato está negligenciando a própria limpeza, isso pode ser um sinal de que ele está se sentindo mal. Busque ajuda de um profissional e ajude o seu pet a se livrar desse sentimento.
O canal do youtube medicina felina possui um vídeo que aponta alguns sinais para observar se o seu gato está passando por um quadro depressivo. Assista abaixo e entenda mais sobre o assunto.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.