Se você quer oferecer ovo para o seu gato e não sabe se é permitido, veja a opinião de uma veterinária abaixo.
O ovo está presente no nosso dia a dia em diversos momentos, no café da manhã, em receitas de bolo, panquecas e é uma fonte de proteína muito consumida. Mas será que elas fazem o mesmo efeito no organismo do nosso pet?
Segundo a veterinária Anne Amaral, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, para o site imbramil, o ovo pode ser oferecido aos gatinhos. "A proteína disponível na clara do ovo é considerada de alto valor biológico. Ou seja, o gato consegue ter um maior proveito dos seus nutrientes."
Benefícios do ovo no organismo do gato
Os nutrientes do ovo são capazes de gerar diversos benefícios para a saúde dos felinos. O ovo é um alimento rico em cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos e os dentes. Além disso, esse alimento também possui a capacidade de fornecer mais energia para o nosso pet querido.
Oferecer este alimento para o seu gatinho, é uma boa opção, pois ele é uma boa fonte de diversos minerais e vitaminas. Também contribui para fortalecer o sistema imunológico do seu felino amado. O consumo moderado e correto do ovo vai deixar o seu gatinho menos propenso a apresentar problemas de saúde, como a gripe felina.
Como oferecer o ovo de forma segura ao seu pet?
De forma geral, os veterinários indicam que ofereça ovo em sua forma cozida. Este alimento cru não costuma ser bem aceito pelo animal e pode afetar a saúde do seu gatinho, com possibilidade de transmitir doenças como a salmonela.
Uma boa opção é oferecer o ovo como um petisco, ofertando esse alimento em pequenos pedaços para o seu felino. Uma outra opção é misturar um pouco de ovo cozido na ração do gato e potencializar a proteína de sua alimentação.
Ainda que o ovo seja seguro e saudável para o seu ppet, você não deve introduzir esse alimento de forma exagerada na rotina dele. Se o ovo for consumido de maneira excessiva, pode gerar um aumento na taxa de colesterol. O indicado, é oferecer essa proteína apenas duas vezes por semana.
Vale relembrar da importância de questionar o veterinário que cuida do seu animal diretamente. Cada bichinho possui suas individualidades e limitações e a alimentação impacta diretamente na saúde dos nossos amados pets.
O canal do youtube Clube dos Bichos possui um vídeo bem explicativo sobre a questão de gatos consumirem ovos. Confira abaixo e ofereça esse alimento da forma mais segura possível para o animal que você ama.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.