É comum que as pessoas associem gatos a leite, mas será que isso é saudável mesmo? Descubra
Os primeiros meses de vida são um período muito importante para o desenvolvimento dos pets, e demandam um cuidado maior pois nessa época os filhotes são mais frágeis e coisas mínimas podem ter impactos negativos em sua saúde e bem estar.
Nesse sentido, é comum que tutores novos fiquem na dúvida sobre o que pode ou não fazer. Uma questão comum é se filhotes de gato podem ou não tomar leite, e você descobre a resposta logo a seguir.
Você também pode gostar:
Saiba se gato filhote pode tomar leite de vaca
É sempre muito importante pesquisar na internet ou perguntar a um veterinário antes de oferecer qualquer alimento diferente para seus animais de estimação, pois existem alguns que podem até ser fatais. Nesse caso,especialistas não indicam leite de vaca, cabra e outros animais para os gatos, sejam filhotes ou adultos.
O felino só deve ingerir leite enquanto ainda for bebê e ele for oferecido pela mãe do animal. Somente o leite da gata possui os nutrientes e anticorpos necessários para o desenvolvimento dos filhotes e fortalecimento de seus sistemas imunológicos.
Além disso, o leite de outros animais pode provocar desconforto, excesso de gases intestinais e diarreia, que pode evoluir para quadros preocupantes e até fatais por conta desidratação. Além disso, o consumo da bebida ainda pode causar desequilíbrio nutricional. De acordo com a veterinária e coordenadora de conteúdo da Petlove para a jornalista Bruna Cezario, a maioria dos gatos é intolerante à lactose pois eles não produzem mais a lactase.
“Com isso, gatos intolerantes podem apresentar excesso de gases, diarreia, vômito, dor e desconforto abdominal, entre outros sinais nada agradáveis para o pet”, explicou a profissional.
A oferta de ração costuma ser o suficiente para suprir as necessidades dos gatos a partir de uma certa idade, portanto o leite não deve ser oferecido a esses animais. No caso do filhote ser separado da mãe, é possível procurar uma "ama de leite" ou adquirir o produto específico para gatos bebês.
Não deixe de conferir: 5 raças de cachorro que mais dão despesas, segundo especialistas