Acariciar o seu pet pode beneficiar a sua saúde mental e cognitiva, segundo um novo estudo feito por universidade da Suíça.
Um novo estudo aponta que algumas atividades simples, tais quais fazer carinhos em cães, podem beneficiar a saúde cerebral. De acordo com o estudo, performar alguns atos causa um estímulo no córtex pré-frontal, o que acarreta em uma série de melhorias para a saúde cognitiva e reafirma que os cães são realmente os melhores amigos do homem.
O córtex pré-frontal é justamente a área do cérebro responsável pela tomada de decisões e pela inteligência emocional, impactando também algumas outras partes do órgão, tais quais o lobo parietal, que regula as sensações.
Conviver com cães também ativa mecanismos que causam relaxamento e ajudam a proporcionar bem-estar, o que contribui para combater condições como o excesso de estresse, ansiedade, depressão e até mesmo a solidão.
Para chegar a essas conclusões, uma equipe de pesquisa multidisciplinar da Universidade de Basileia, na Suíça, mediram a atividade cerebral de 21 voluntários com o auxílio de neuroimagem infravermelha durante sessões nas quais as cobaias interagiam com os animais domésticos direta ou indiretamente.
Através desses testes, foi possível observar um aumento significativo na atividade do córtex pré-frontal. Esse estudo, que foi inicialmente publicado em 2022, reforçou ainda mais a importância da criação de laços entre humanos e animais domésticos, abrindo mais discussões sobre a presença de cães em tratamentos de transtornos emocionais e cognitivos.
“Isso indica que as interações com um cão podem ativar mais processos de atenção e provocar uma excitação emocional mais forte do que estímulos não vivos comparáveis”, afirmaram os autores responsáveis pela condução do estudo à imprensa.
A pesquisa também chega para reforçar a importância da criação de laços entre humanos e animais em um mundo cada vez mais tecnológico, no qual frequentemente a tecnologia causa isolamento social e emocional, provando novamente que sim, o cachorro pode mesmo ser o melhor amigo do homem.