Especialistas estão cada vez mais próximos de obter evidências conclusivas sobre a compreensão de palavras pelos cães, confira!
Uma dúvida que acompanha os humanos há tempos é se os cachorros entendem não o que dizemos para eles. Por muito tempo a ciência não conseguiu uma resposta definitiva para esse questionamento, mas alguns estudos recentes podem finalmente trazer a solução para esse mistério.
Então, confira o que dizem os especialistas e saiba se seu companheiro canino realmente entende o que você fala para ele.
Leia também:
Cães são capazes de entender as pessoas?
Um estudo publicado no início deste ano na Revista Current Biology indicou que a memória dos cachorros é ativada quando eles ouvem o nome de seus brinquedos.
Esta pesquisa foi feita monitorando as atividades cerebrais dos animais através de eletrodos. Os tutores então falavam diferentes palavras para os brinquedos com os quais estavam mais acostumados, e depois mostravam um objeto correspondente à palavra e outro não correspondente.
Vendo as gravações, eles perceberam diferentes padrões cerebrais quando os objetos coincidentes ou não com as palavras associadas eram mostrados, o que funciona como uma evidência de que eles entendem o significado destas palavras. Nem todos os especialistas concordam com esta afirmação, no entanto, um novo estudo pode representar que eles entendem mesmo o significado de certos nomes.
Tendência nas redes sociais funciona mesmo?
Você já viu no TikTok ou em outra rede social algum vídeo em que um cachorro usava um dispositivo com botões para se comunicar com os humanos? Bem, esta pesquisa publicada na Revista Plos One na última quarta (28) sugere que o treinamento com botões de som pode fazer com que o animal compreenda palavras específicas e produza respostas intencionais, não sendo somente uma coincidência.
O estudo foi dividido em duas fases, a primeira conduzida pelos próprios pesquisadores pessoalmente nos lares dos animais, e a segunda com testes aplicados pelos donos dos cães. Os resultados indicaram que as respostas dos cachorros não eram apenas uma leitura linguagem corporal ou a presença de seus donos, mas na verdade uma reação ao processamento de palavras.
O estudo pode ser lido na íntegra clicando aqui!
Embora os resultados sejam positivos, os autores ressaltam a necessidade de mais investigação sobre as habilidades de comunicação caninas, então você certamente pode esperar mais sobre o assunto, fique ligado!
Confira também: 5 animais de estimação que você pode ter legalmente no Brasil