Ter um cachorro requer cuidados semelhantes a ter um filho. Agora, a expressão "pai de pet" faz mais sentido. Assim como os organismos humanos, os nossos queridos pets também possuem características genéticas propensas à certa condições de saúde.
Leia também: 15 curiosidades sobre os cachorros que você não sabia
Recentemente, um vídeo do veterinário Sehaj Grewal (@themelrosevet) viralizou no TikTok alertando para alguns problemas de saúde caninos. Nele, Grewal cita 3 raças de cachorro que são propensas à desenvolver doenças ao longo da vida. Confira quais são elas abaixo!
1. Pug - problemas do nariz pequeno
Como uma raça característica de nariz, vias aéreas e rosto achatados, é comum que os pugs tenham problemas respiratórios recorrentes. "Eles são muito propensos a desenvolverem falta de ar e têm problemas para regular suas temperaturas quando fica quente”, explicou o veterinário.
2. Cavalier king charles spaniel - problemas do coração
A raça britânica cavalier king charles spaniel tem predisposição para doenças cardiovasculares. Uma doença comum entre os cães dessa raça, explica o veterinário, é a doenca da válvula mitral, resposável por diminuir o bombeamento de sangue para o corpo.
Leia também: Quais vacinas todo cachorro tem que tomar?
3. Dachsund - coluna de salsicha
Com uma anatomia diferenciada, os cães da raça dachsund - ou melhor, os "salsichas" - costumam ter problemas de saúde. O mais comum deles é a doença do disco invertebral, que atinge a coluna e, por ser uma doenca degenerativa, causa o enfraquecimento e interrompe a flexibilidade da coluna. Confira aqui 17 dicas incríveis para entender melhor seu cachorro!
Confira o vídeo do veterinário Sehaj Grewal na íntegra:
E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também o Top 15 melhores raças de cachorro para apartamento!