Descubra os principais benefícios de escovar os dentes do cachorro e como realizar esse processo da forma correta. Confira as dicas!
Thaís Garcez | 22 de Abril de 2021 às 15:00
Assim como nós, os cachorros também acumulam restos de comida entre os dentes. Por isso, escovar os dentes do cachorro é, além de necessário, muito importante. Ao adquirir esse hábito, você garantirá a saúde bucal do seu pet e também evitará problemas mais sérios, como infecções. Porém, a gente sabe que nem sempre é fácil.
Leia também: Como prevenir mordidas de cachorro
Muitos donos de cachorro sentem dificuldades em introduzir essa rotina, principalmente em cães adultos. Mas ao acostumar o seu bichinho à escovação os benefícios serão inúmeros, desde a eliminação do mau hálito até a manutenção dos dentes. Por isso, quanto mais cedo começar, melhor.
Quem não tem o hábito de escovar os dentes do cachorro desde filhote precisa saber que terá que lidar com problemas sérios no futuro. A falta de escovação pode acarretar mau hálito, perda de dentes, acúmulo de placas e tártaro, gengivite e até infecções em outros órgãos. Um dos primeiros sinais de que seu cão precisa de uma higiene bucal é o mau hálito. Quando ele surgir, não ignore, pois pode piorar.
O acúmulo de restos de ração e petiscos entre os dentes pode ocasionar sérios problemas, como o surgimento de placas bacterianas e, consequentemente, de tártaro (que são as placas endurecidas). Elas podem gerar inflamação na gengiva e também dor. Além disso, se o tártaro não for removido, pode evoluir para um quadro de infecção.
A mastigação, inclusive, pode facilitar a entrada de bactérias na corrente sanguínea e afetar outros órgãos, como o coração e os pulmões. Diante desse cenário, fica claro a importância de criar o hábito de escovar os dentes do seu cãozinho, seja ele de pequeno ou grande porte. E o quanto antes começar a acostumá-lo com essa rotina, melhor para ele e para você.
A princípio, seu pet pode não ser tão receptivo à escovação. Portanto, escolha um momento do dia em que ele esteja mais tranquilo, como depois do banho ou de um passeio, para que tudo seja mais fácil. Se o seu cachorro ainda é um filhote, comece massageando a gengiva com uma gaze no dedo para que ele se acostume com a ação. Você pode experimentar também uma escova de dentes para bebês, se sentir dificuldades.
Nos dias seguintes, coloque um pouco de pasta de dente na gaze. Mas atenção! Use sempre uma pasta de dente específica para cachorro, pois durante a escovação eles acabam comendo o produto; e a pasta de dente comum, que usamos, pode causar uma intoxicação grave. Depois de um tempo, tente usar uma escova de dentes no formato de dedeira para uma limpeza mais completa; facilmente encontrada em pet shops.
Se você nunca escovou os dentes do seu cachorro e pretende começar agora, com ele já adulto, é preciso ter alguns cuidados. Primeiramente, procure o veterinário de sua confiança para uma avaliação da arcada dentária do seu pet. Como ele nunca passou por uma escovação, pode estar com muito tártaro, gengivite e dentes amolecidos. Portanto, é preciso seguir as orientações do veterinário para que não haja nenhum tipo de dano mais sério durante a escovação.
Em seguida, comece cuidadosamente o processo de limpeza, como se ele fosse um filhote. Inicie com a gaze e mantenha até ele se acostumar. Depois, passe para a dedeira e introduza a pasta de dentes canina. Escove sempre em movimentos circulares e com leveza. Faça tudo com bastante calma e paciência, pois os dentes do cachorro adulto já são mais frágeis.
O ideal é escovar os dentes do cachorro diariamente. Entretanto, se ele for muito arredio, tente ao máximo de 2 a 3 vezes por semana. Ao manter uma rotina de escovação o seu cãozinho também irá se acostumar com essa atividade. O mais importante é não deixar que haja acúmulo de comida entre os dentes e o surgimento de possíveis doenças.