A doença do carrapato atinge muitos pets e pode ser muito perigosa para a saúde deles.
Luana Viard | 8 de Dezembro de 2023 às 20:00
Se você é tutor de um cachorrinho, com certeza já ouviu falar na doença do carrapato. Mas ela é tão conhecida, que chega a ser banalizada e as pessoas perdem a noção da gravidade desse problema. Se essa doença não for tratada da forma certa, seu pet pode acabar morrendo.
É transmitida através da picada do carrapato no cãozinho, e infelizmente os casos vem aumentando no Brasil, ou seja, é necessário ter atenção redobrada quando o assunto é doença do carrapato. Saber identificar, tratar e a gravidade da enfermidade pode ser um bom passo inicial.
Segundo o site inova veterinária, a doença do carrapato é também conhecida como erliquiose (ou erlichiose), babesiose e anaplasmose. A transmissão acontece através do carrapato marrom (Rhipicephalus Sanguineus), o mais comum, que é achatadinho e possui pernas longas.
Trata-se de uma infecção grave causada por parasitas que atacam o sangue do cão e pode levar à morte, se o pet não receber o tratamento correto.
A doença do carrapato é transmitida por carrapatos infectados, comuns em áreas de vegetação alta e locais com presença de animais silvestres. No momento que o carrapato se alimenta do sangue do pet, transmite a doença.
Se você se sente preocupado com a possibilidade de se infectar com carrapatos, vale saber que ela não pode ser transmitida de forma direta. Mas, ainda assim, esses parasitas podem afetar os humanos de outras formas.
Caso ocorra a picada de um carrapato em um humano, ele pode transmitir outras sérias doenças, como a febre maculosa. Essa febre que é causada pelo carrapato-estrela, pode representar um risco para a saúde humana. Mas de forma geral, se o seu cão estiver passando por essa doença não precisa de preocupar, a doença do carrapato não é contagiosa para humanos.
De forma geral, o ideal é buscar ajuda de algum profissional de sua confiança para receber o direcionamento adequado em relação ao tratamento dessa doença. Na grande maioria das vezes, alguns medicamentos e a remoção dos carrapatos do corpinho dos bichinhos já são pontos de alívio para eles.
Em casos mais graves, pode haver necessidade de amparo hospitalar, por isso, é importante buscar ajuda e iniciar o tratamento de forma precoce para evitar que o caso se agrave. Por isso, é importante estarmos atentos em alguns sintomas que nossos bichinhos podem apresentar, para servir de alerta.
Alguns sintomas podem servir de alerta para identificarmos chance do seu pet estar sofrendo com a doença do carrapato.
Caso você identifique alguns desses sintomas no seu cão, procure ajuda de um profissional e cuide do seu pet de forma amorosa.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.