Confira alguns detalhes que podem evitar o aparecimento de bola de pelo no seu gato.
Luana Viard | 23 de Novembro de 2023 às 07:00
Bolas de pelo são uma realidade incômoda para muitos tutores de gatinhos. O próprio processo de autolimpeza do gato pode gerar esse tipo de coisa. Porém existem algumas medidas simples que podem diminuir esse problema e garantir mais saúde e conforto para o seu seu felino.
Sempre impotante buscar a ajuda de um veterinário de confiança para garantir um tratamento adequado para o seu bichinho de estimação. De certa forma, as bolas de pelo são comuns, mas se estiverem acompanhadas de sintomas diferentes, precisa receber atenção e cuidado.
Segundo o blog de um dos maiores pet shops do Brasil, Cobasi, as bolas de pelo acontecem a partir da ingestão dos pelos, pode acontecer durante a autolimpeza, alimentação ou brincadeiras. O banho do gato é famoso por ele usar a própria língua para remover os pelos mortos e nesse processo é normal que o pet engula alguns pelos.
Como esse processo é natural e instintivo, alguns pelos são ingeridos e eliminados de forma natural. Porém outros ficam acumulados no sistema digestivo do pet e acabam de juntando com alimento e muco, formando as famosas bolas de pelo. Normalmente esses pelos que não são bem aceitos pelo corpo e viram bola de pelo, são eliminados através do vômito.
Estar atento ao nosso animal de estimação amado é essencial para identificar mudanças de comportamento e sintoma diferentes. A presença da bola de pelo é fácil de ser detectada, você provavalmente irá encontrar bolas de pelo pela casa e o gato pode apresentar vômitos, força para eliminar a bola de pelo após o vômito, falta de aptite, diarreia, barriga inchada ou constipação.
Não deixe de buscar um profissional de confiança, que entenda as particularidades do seu pet e irá direcionar um tratamento perfeito para ele. Mas ainda assim existem alguns detalhes que você pode adicionar no seu dia a dia para cuidar do seu pet e evitar esses quadros.
Pequenas alterações no dia a dia e na rotina de cuidados com o seu pet pode evitar que o seu gatinho sofra com o aparecimento de bolas de pelo. Elas geram desconforto e podem afetar a saúde do seu pet amado.
Uma dieta equilibrada é essencial para manter saúde do seu gato em dia. Ela também pode colaborar de forma significativa na prevenção de bolas de pelo. Prefira oferecer alimentos de alta qualidade e consulte um veterinário capacitado para receber recomendações específicas sobre a alimentação perfeita que promova a saúde do pelo e do sistema digestivo.
A escovação frequente é uma das maneiras mais potentes para evitar bolas de pelo. Ela remove o pelo solto, que está morto antes que seu gato o ingira durante a limpeza. Compre uma escova adequada para o tipo de pelo do seu felino e crie uma rotina de escovação para manter o seu pet saudável e livre de acúmulos de pelo.
Existem suplementos alimentares e petiscos formulados especialmente para ajudar a prevenir a formação de bolas de pelo. Esses produtos geralmente possuem ingredientes em sua composição como óleo mineral ou fibras que auxiliam para uma passagem suave do pelo pelo sistema digestivo.
Proporcione brinquedos que estimulem o comportamento natural de caça e através do lúdico no dia a dia do seu gato. Isso mantém o animal entretido, faz ele gastar energia e também incentiva a movimentação e a eliminação natural de pelos ingeridos durante a lambedura.
Mantenha o seu gato com acesso constante a água fresca. Uma hidratação adequada vai ser essencial para manter a saúde do estômgo do seu pet e facilitar a passagem segura de pelos pelo sistema digestivo.
O canal do Youtube perito animal possui um vídeo com detalhes sobre sinais de bolas de pelo e como evitar. Confira abaixo e veja a forma correta de cuidar do seu pet.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.