Ainda que necessário, medicar o gato com comprimido é bem mais difícil do que parece! Porém, com alguns segredos é possível, descubra quais!
Cadu Guarieiro | 28 de Setembro de 2023 às 15:27
Por incrível que pareça, medicar seu gato pode ser um desafio, ainda mais quando se trata de comprimidos! Sinônimo de astúcia e habilidade, os felinos são bastante arredios quando o assunto é evitar qualquer coisa que considerem desagradável, porém, ainda que desconfortável, administrar a medicação do animal é o papel fundamental de um bom tutor. Pensando no melhor para o seu felino, montamos uma seleção de dicas de como dar comprimido para gato que você não pode deixar de conferir.
Leia também: 5 melhores rações para cães em 2023.
A manutenção da saúde do seu gato é fundamental e, para isso, os comprimidos são de suma importância. Ainda que difícil, existem alguns segredos que te auxiliarão a medicar seu amigo felino com maior facilidade.
Clássica e praticamente infalível, a técnica de misturar o comprimido na ração é uma ótima ideia para medicar qualquer animal, no entanto, com os gatos não é bem assim! Tendo em vista que os felinos são bastante exigentes na hora de se alimentar, um detalhe é de suma importância na hora de medicar o bichano. Coloque o comprimido em uma ração úmida, assim, você terá uma chance maior de sucesso!
Quanto menor o comprimido, maior a chance do animal ingerir, logo, divida o remédio em duas partes e ofereça ao gato, ou, siga a dica anterior e mistura o comprimido na ração. Ainda que a tentiva de "enganar" o felino seja complicada, não custa tentar!
É bastante comum que pessoas colequem o comprimido dentro de salsichas, linguiças ou qualquer outra espécie de embutido. Ainda que pareça inofensiva, esta técnica é perigosa! Alimentos para humanos podem acabar atacando o organismo do animal que já está fragilizado, afinal, está tomando um comprimido, e, ao invés de auxiliar na saúde do seu animo, o resultado pode ser desastroso!
Sim! As vezes o óbvio é a resposta correta. Agindo com naturalidade e calma é possível dar o comprimido ao animal, porém, é necessário cuidado, afinal, quando se sente invadido, o gato se debate, arranha e morde, machucando quem estiver na frente dele. Abra a boca do animal com bastante zelo e rapidamente insira o comprimido o mais fundo que conseguir, segurando a boca do animal em seguida para que ele não cuspa. Neste caso é necessário atenção, quando notam que os tutores não estão observando, os gatos cospem o comprimido em segredo. No vídeo a seguir, a veterinária Aline Broda ensina na prática como efetuar a ténica!
Uma ferramenta que será de grande valia na hora de medicar seu felino são os aplicadores de comprimido. Este instrumento, além de facilitar o processo, diminui a probabilidade de você acabar levando uma mordida no dedo! Veja no vídeo do canal Clínica Animals como inserir corretamente o comrpimido na boca do gato com o auxílio de um aplicador.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!