15 curiosidades sobre os cachorros que você não sabia

O número de adoção dos pets vem aumentando, mas com isso, as dúvidas também. Assim, confira algumas curiosidades sobre os cachorros.

Walter Farias | 25 de Janeiro de 2023 às 10:37

- smrm1977/istock

Segundo a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), durante a pandemia do coronavírus houve um aumento de 400% no número de adoção de animais no Brasil. No entanto, após a pandemia ocorreu uma enorme quantidade de abandono. Acredita-se que cerca de 30 milhões de animais estão abandonados no país, desses, 20 milhões são de cães. Assim, é bom saber algumas curiosidades sobre cachorros para não ser pego de surpresa e ajudar no combate dessa ação cruel.

15 curiosidades sobre cachorros

Buscando te ajudar no seu entendimento sobre doguinhos, resolvemos trazer uma lista de 15 curiosidades sobre cachorros. Será que você já conhece alguma delas? Confira!

1. Na fase adulta, o cachorro pode ter até 42 dentes;

Imagem: viagd/istock

 

2. O focinho é único

Eu sei que num primeiro momento parece algo óbvio. Porém, o que de fato esta afirmativa quer dizer é que o focinho do cachorro funciona como nossa digital. Se fossem uma comunidade com documentação e regras, eles poderiam usar seus focinhos para provarem que eles são eles mesmos.

3. A urina é ácida

Cuidado com o local em que seu cachorrinho faz xixi. A urina do cão tem um pH ácido muito elevado, assim, pode corroer metais. 

4. Cães sonham

Você já viu o seu cachorro emitindo sons enquanto dorme? Ou então, você já notou ele se mexendo? Muitas vezes esses sons e balanços são até bonitinhos, mas você sabia que são sinais de que o seu pet está entrando ou já se encontra no estágio mais profundo do sono?

Leia também: Como cortar a unha de cachorro

Pois é! Os cachorros são capazes de sonhar. Porém, ao contrário de nós que podemos estar sonhando com uma infinidade de situações, seus sonhos estão muito relacionados com as suas vivências cotidianas.

5. Eles não enxergam em preto e branco

Muitas pessoas acreditam que os cachorros enxergam em preto e branco, porém, isso não é verdade. O que acontece é que os olhos deles possuem dificuldade de diferenciar a cor vermelha. Portanto, o cérebro entende como algo acinzentado.

Sendo assim, os cães fazem melhor relação com os formatos do que com as cores.

6. Importância do rabo

Imagem: Ksenia Raykova/istock

 

Durante muitos anos se praticou o corte do rabo dos cachorros. No entanto, já se foi entendido todos os malefícios do procedimento e dentre eles, encontra-se um trauma na comunicação do seu pet. 

Acontece que uma das formas mais fáceis de se ler as intenções e sentimentos do cachorrinho, é observando seu rabo. Por ele, os animais expressam arrependimento, angústia, alegria etc. Porém, deve-se ter atenção! É comum associar o balançar de rabo com felicidade, por exemplo, mas você sabia que também pode significar estresse?

7. São excelentes para saúde do indivíduo

Não é à toa que eles possuem a fama de serem o "melhor amigo do homem". Com todos os séculos de relacionamento entre seres humanos e cães, os nossos companheiros de quatro patas foram adquirindo uma capacidade de interação surpreendente.

Leia também: Quais vacinas todo cachorro tem que tomar?

Assim, se tornam capazes de salvarem nosso humor, aliviar o estresse, serem confidentes, incentivam os tutores a se movimentarem e mais! Hoje, já sabe-se que crianças que têm cães de estimação apresentam uma atitude mais positiva e desenvolvem desde cedo a responsabilidade e a empatia.

8. Inteligência

Imagem: sssss1gmel/istock

 

Se você convive com algum cachorro, já deve ter percebido como eles podem ser inteligentes. Certo? E é verdade mesmo! Por exemplo, uma das raças mais procuradas atualmente é a Border Collie. Conhecido por ser um cão de olhar hipnotizante, ele também é considerado um dos cães mais inteligentes do mundo.

Acredita-se que o Border Collie, quando bem treinado, é capaz de entender até mais de 1.000 palavras. Além disso, já é sabido que num ambiente saudável, eles são capazes de entender os comandos do tutor apenas no olhar.

Abaixo, podemos ver um pouco dessas habilidades no vídeo produzido pelo canal AdestraCão Profissional:

9. Cães de grande porte vivem menos

Você já deve ter ouvido por aí que, os cães de grande prote vivem menos. Certo? Infelizmente é uma verdade. De modo geral, as raças de maior porte possuem uma menor expectativa de vida. 

Leia também: Saiba as 20 raças de cachorro grande mais populares

Enquanto cachorros de pequeno porte vivem uma média de 13 anos e alguns passam dos 16, os grandões vivem algo entre 10 e 13 anos. 

10. Cachorros são capazes de sorrir

Sim! os cachorros são capazes de sorrir. Ainda não se tem um estudo que comprove, mas há uma crença de que tal habilidade foi desenvolvida por conta do tempo de convívio com os seres humanos. 

Portanto, se por um acaso você achar que viu seu cachorro rindo de alguma coisa, é bem possível que isso seja verdade!

11. Cachorros são afetados pelo bocejo humano

Imagem: Przemysław Iciak/istock

 

Alguma vez você já se percebeu bocejando após alguém bocejar na sua frente ou próximo de você? Isso é bastante comum e acontece mesmo! Mas você sabia que segundo artigo publicado na revista Scientific American, há grandes chances do seu cãozinho bocejar após um humano bocejar?

12. Cães detestam trovões e barulhos altos

Por terem uma audição muito mais aguçada que a nossa e uma sensibilidade mais sofisticada, os cães costumam detestar sons muito altos e trovoadas. Assim, se seu cão for estar perto de algum evento grande, ou começar aquela chuva forte, não esqueça de tampar os ouvidinhos dele com algodão.

13. Eles não comem de tudo

Embora seja comum ver um cachorro fazendo cara de pidão. Eles não comem de tudo? É preciso ter muito cuidado com os alimentos consumidos por eles, porque há diversas coisas que podem ser terríveis para a saúde dos nossos amigos caninos.

Leia também: 5 sinais de que seu cachorro pode estar com infecção intestinal

Há plantas venenosas para cachorros, mas que fazem parte do nosso dia a dia e até podem estar dentro de nossos lares.

14. Modificam o lar

Aproveitando o gancho das plantas venenosas existentes no dia a dia, precisamos falar dos efeitos do cão no nosso lar. Os animais são modificadores do ambiente em que se encontram, portanto, com o passar do tempo eles vão trazendo mudanças nas atitudes e vibes do lar.

Vale destacar que eles possuem personalidade própria, no entanto, assim como acontece com os seres humanos eles absorvem muito do ambiente em que são criadores. Portanto, uma casa agitada pode favorecer o agito do cachorrinho. Por outro lado, uma casa silenciosa e tranquila pode proporcionar um doguinho mais zen.

15. Cachorros nascem surdos

Nossa última curiosidade diz respeito ao começo de tudo! Os filhotes de cachorro nascem surdos, cegos e sem dentes. No entanto, em menos de 21 dias (semanas de vida) eles já começam a desenvolver os sentidos. 

Curtiu nossa lista de curiosidades? Então para ficar por dentro das nossas páginas no Facebook, instagram e Twitter para saber também, 5 dicas para minimizar sintomas de alergia a cachorro, ou como adestrar um cachorro em casa e muito mais!

Leia também

As crianças querem pets? Você precisa ler isto antes

10 raças de cachorro pequeno mais procurados

Como adaptar seu pet à mudança de casa?

Como escolher animais de estimação que dão menos trabalho

Ataque de cachorro: o que fazer e como se defender

Cães de resgate e outras boas notícias