Belos, misteriosos e cheios de personalidade, os gatos são populares por suas sete vidas, porém, quanto tempo essas vidas têm?
Gatos são animais fascinantes, e isso não é de hoje! De jeito singular e personalidade única, esses animais não evocam só beleza, mas também mistério, afinal, diversas curiosidades cercam os felinos, sendo uma das principais relacionadas às suas sete vidas. Ainda que a longevidade dos bichanos seja muito discutida, você sabe quanto tempo vive um gato?
Leia também: 5 dicas de como evitar bola de pelo em gatos.
Claro que muitos fatores influenciam no tempo de vida dos gatos, como, por exemplo, alimentação, castração, doenças, raça e outros, no entanto, como qualquer outro animal, os felinos têm um tempo médio de vida.
Curiosidades sobre gatos: quanto tempo vive um gato? Descubra a verdade!
A vida é uma caixa de surpresas, até mesmo para os gatos, porém, algumas raças prometem um tempo de vida maior, como é o caso dos birmanês, burmês, persa e siamês, que podem viver de 14 até 20 anos.
No entanto, existem episódios que fogem da normalidade e surpreendem até mesmo a ciência, como é o caso da gata Creme Puff, do Texas, nos Estados Unidos, detentor do recorde mundial de maior longevidade de qualquer gato doméstico conhecido, com incríveis 38 anos e 3 dias.
A vida dos gatos é separada em 6 fases, sendo elas:
- Filhote: 0 a 12 meses
- Junior ou adolescência: 12 meses a 2 anos
- Adulto: 3 a 6 anos
- Maduro: 7 a 10 anos
- Sênior: 11 a 14 anos
- Super sênior ou geriátrica: +15 anos
De acordo com o blog Petz, especializado em animais, a expectativa média de vida de um gato doméstico é de 15 anos, inclusive para animais SRD (sem raça definida). No entanto, vale ressaltar que bichanos que não saem de casa têm uma expectativa de vida mais longa, pois enfrentam menos riscos, como exposição a doenças e confrontos com outros animais.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!