Seu pet pode sofrer em dias de calor, por isso existem cuidados indispensáveis nesse período.
Luana Viard | 15 de Novembro de 2023 às 20:00
Os dias quentes podem gerar muitos malefícios para a saúde do nosso amado pet. A hipertermia ou insolação acontece em dias de muito calor e o seu animalzinho pode sofrer com sintomas preocupantes e desagradáveis. Pets sem cuidados no verão podem apresentar dificuldade respiratória, alteração na coloração da língua e na parte interna das orelhas, apatia, andar cambaleante, confusão mental, excesso de salivação, vômito, diarreia e convulsão.
Além disso, quadros de hipertermia aumentam risco de falência múltipla de órgãos e, consequentemente, o seu animal amado pode até falecer. Por conta disso, precisamos redobrar a atenção com os animais no período do verão.
Leia também: Gato pode ter depressão? 5 sinais para ter atenção
Selecionamos alguns passos para você começar a adicionar na rotina do seu pet em dias de calor. A proteção contra calor para animais de estimação garante saúde e bem estar para eles. A Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária da Petz, deixou algumas dicas no site deles que pode ajudar o seu pet a ficar bem em dias de temperatura elevada.
Assim como nós, os animais de estimação precisam se manter hidratados! Mantenha a atenção no seu pet e garanta acesso constante à água fresca. Adicione cubos de gelo ao recipiente para deixar a bebida mais fresca e agradável. Ofereça água sempre que possível, especialmente após atividades físicas. Além disso, molhar o corpinho do seu pet pode ajudar a manter uma temperatura corporal mais controlada.
Evite passeios nos horários mais quentes do dia, geralmente entre 10h e 16h! O asfalto quente pode causar queimaduras nas patas dos pets. Prefira caminhar de manhã cedo ou no final da tarde, quando a temperatura está menos quente. Não esqueça de verificar a temperatura da superfície antes de passear.
Manter janelas abertas, deixar o seu pet na sombra e levar ele em lugares mais refrigerados sempre são boas opções. A energia dos animais fica mais baixa nesse período, deixe ele descansar e se proteger do sol. Se possível, deixe seu animal de estimação dentro de casa durante os períodos mais quentes. Se precisar expor seu pet em locais externos, garanta espaços que tenham áreas com sombra onde os animais possam se abrigar.
Para certas raças, a tosagem pode ser uma boa opção para ajudar a aliviar o calor. Consulte um veterinário ou um profissional de cuidados com animais para saber se a tosa é adequada para o seu pet. A veterinária aponta que para raças com subpelo, como o Lulu da Pomerânia e o Chow-Chow, essa prática não é recomendada. Isso pode fazê-los perder a camada de proteção. O ideal é buscar o profissional que cuida do seu amado animalzinho e ver a indicação perfeita.
O verão muitas vezes traz um aumento na atividade de pulgas, carrapatos e mosquitos. Esses parasitas podem causar coceira e alergia, além de transmitirem doenças. Mantenha o ambiente limpo e livre de criadouros de insetos é indispesável. Verifique com o veternário do seu pet da possibilidade de aplicar produtos antipulgas e anticarrapatos no corpinho do seu amado bichinho.
A Patrícia Alcolea do canal aunimal no youtube publicou um vídeo explicando a forma correta de cuidar do seu gato ou cachorro durante o verão. Assista abaixo e mantenha os seus bichinhos seguros em dias de sol.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.