Embarque em uma viagem pela história dos felinos e descubra algumas raças interessantes.
É inegável que cães e gatos são os animais de estimação mais populares entre as pessoas. Mas você sabia que as raças que conhecemos hoje eram diferentes há algum tempo? Pois é, isso porque alguns tipos de animais acabam sendo extintos.
Assim como alguns cachorros que você provavelmente nem sabe que habitaram a Terra, os felinos também já tiveram alguns grupos que deixaram de existir. Já outros estão em situação de risco, e você confere todos esses a seguir!
Leia também:
Gatos que foram extintos
Conheça alguns felinos que não existem mais e veja imagens.
1. Oregon Rex
Acredita-se que o Oregon Rex tenha desaparecido em 1972, e foi uma espécie que surgiu espontaneamente a partir de uma mutação genética, e por isso acabou não vivendo por muito tempo.
2. Sumxu
Também conhecido como "gato de orelha caída", o Sumxu foi registrado pela última vez na China em 1938. No entanto, há uma dúvida se este felino de fato existiu, já que alguns relatos são contraditórios.
3. Gato Pelado Mexicano
Por fim, a última raça extinta é o Gato Pelado Mexicano, ou Gato Azteca, foi registrado pela primeira vez em 1902 por E. J. Shinnick. Já em 1937 não havia mais relatos desse felino, porém alguns especialistas apontam que eles pertenciam à outra raça e na verdade possuíam pelos sim.
Raças que podem ser extintas
Apesar estar exposto a ambientes externos ser bem perigoso para gatos domésticos, são os felinos selvagens que correm mais risco de deixarem de existir.
1. Jaguarundi
O Jaguarundi é um felino que pode ser encontrado no Brasil e chega a ter duas vezes o tamanho de um gato doméstico. A perda do habit natural é um fator de alerta para os animais dessa espécie, causando preocupação.
2. Gato-pescador
Outra espécie em risco de extinção é o Gato-pescador, pois esses animais se alimentam majoritariamente de peixes, e os altos índices de pesca ilegal acabam prejudicando o habitat dos felinos.
3. Gato-bravo-de-patas-negras
Embora pareça um gato doméstico, ele na verdade é um animal bastante perigoso e considerado o felino mais letal de todos. Nesse caso, a maior ameaça que eles enfrentam é o envenenamento por parte de humanos que montam armadilhas para animais.
Confira também: Dieta vegana para cão faz bem? Entenda polêmica decisão de Katy Perry