Está achando seu pet meio gordinho? Saiba quando começar a se preocupar de fato.
Saber como dosar a ração e os lanchinhos e manter o peso certo do seu pet é essencial para garantir sua saúde e bem-estar. Diferente dos humanos, os cães e gatos não apresentam sinais tão evidentes de ganho ou perda de peso, já que não usam roupas que possam "denunciar" essas mudanças.
No entanto, os tutores devem estar sempre atentos à forma física de seus animais, observando as curvas e distribuição de gordura no corpo. Por isso, existem classificações para a condição corporal, que variam entre muito magro, magro, peso ideal, sobrepeso e obeso. Saber identificar essas fases é muito importante para ajustar os cuidados e garantir a saúde do seu pet.
Você também pode se interessar:
Como saber se meu pet está acima do peso ideal?
Manter o peso ideal em cães e gatos é fundamental para prolongar sua expectativa de vida e prevenir doenças relacionadas ao sobrepeso, como cardiopatias, diabetes e problemas ortopédicos. O equilíbrio energético é alcançado com uma alimentação adequada ao porte do pet, definida pelo veterinário, e atividades físicas regulares.
Um dos sinais de que o animal está no peso ideal é a possibilidade de sentir suas costelas ao toque. À medida que o pet ganha peso, essa tarefa se torna mais difícil, e a coleira pode precisar ser afrouxada. A cintura também é um indicador: animais magros têm uma curva acentuada, enquanto os acima do peso apresentam uma aparência mais reta.
Além dos sinais físicos, cansaço excessivo, respiração ofegante e sonolência podem indicar sobrepeso. Por outro lado, estar abaixo do peso também é preocupante, pois pode indicar desnutrição ou doenças, como insuficiência renal crônica.
Fatores como excesso de petiscos, mistura de restos de comida e questões hormonais podem influenciar o ganho de peso. Algumas raças, como labrador e golden retriever, são mais propensas ao sobrepeso, enquanto raças como o siamês tendem a ser mais magras. Tanto o excesso quanto a falta de peso devem ser acompanhados por um veterinário.
Confira também: Seu cachorro tem medo de chuva? Saiba como ajudar seu pet a ficar tranquilo durante tempestade.