Cortar as unhas do seu gato é uma tarefa essencial para a saúde e o bem-estar do seu felino, mas pode ser um desafio para muitos tutores. Com alguns cuidados e técnicas adequadas, é mais simples realizar o procedimento sem estresse para o animal.
Inclusive, além de promover mais segurança e conforto para o seu pet, pode previnir de contaminação de doenças. Segundo a médica-veterinária Ana Beatriz Carradore Soléo, se o felino estiver contaminado com a doença da arranhadura do gato, uma das formas de prevenir a infecção nos humanos é por meio do corte regular da unha.
Cuidados importantes na hora de cortar as unhas do seu gato
Existem alguns pontos de atenção e cuidado na hora de cortar as unhas do seu gatinho amado.
1. Cortador de unha adequado
Antes de começar, garanta um cortador de unhas adequado para gatos, preferencialmente um modelo com lâminas afiadas e de boa qualidade. Consulte o veterinário de sua confiança para garantir o melhor modelo para o seu gato, os mais conhecidos são tipo alicate ou guilhotina.
2. Ambiente tranquilo
Garanta fazer esse processo em um ambiente tranquilo, para que seu gato se sinta confortável. Use um pano macio ou almofada para que o gato fique apoiado durante o procedimento. Mantenha petiscos por perto para recompensar e acalmar o animal durante e após o corte.
3. Paciência
Corte uma unha de cada vez e observe a reação do gato, tenha paciência. Se ele mostrar desconforto ou estresse, pare e retome o processo em outro momento, respeite os sentimentos do seu pet amado. Reforce positivamente com carinho e petiscos após cada corte bem-sucedido.
Passo a passo ideal para cortar as unhas do seu gatinho
Além de todas essas dicas, existe uma ordem correta para realizar o corte seguro nas unhas do seu felino. O Centro Veterinário Seres disponibilizou um passo a passo seguro e correto.
- Se o animal for acostumado, espere ele ficar relaxado, faça carinho e tenha calma. Caso não seja, poderá ser preciso contê-lo. Para isso, envolva o bichano em uma toalha;
- Pressione suavemente o coxim plantar;
- Olhe com cuidado se há alguma unha a ser cortada;
- Veja qual é a região avermelhada e, com o cortador de unha para gatos, corte a unha do gato distante desse vaso sanguíneo, para evitar lesão e sangramento;
- Caso fique inseguro, corte apenas as pontas, para evitar ferir o pet.
Se mesmo com os cuidados, a unha do pet acabar sangrando ou ferindo, é preciso fazer o sangramento parar. Coloque um pouquinho de água oxigenada em gaze ou algodão, leve até o local do sangramento e pressione até melhorar.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.