Saiba como calcular a idade do seu cachorro de forma assertiva para conseguir proporcionar os cuidados adequados ao seu melhor amigo.
Thyago Soares | 6 de Outubro de 2025 às 13:00
Se você tem um cachorro como pet, sabe que quando se trata de calcular a idade do seu melhor amigo, há uma certa complexidade. Além desses animais crescerem rápido, a idade dos cães não corresponde à nossa cronologia, de modo que o seu pet de cinco anos, na realidade é biologicamente mais velho do que isso. Fique conosco para entender como calcular de forma correta e assertiva a idade do seu cão!
Compreender quantos anos o seu animal tem de acordo com a cronologia da idade humana pode contribuir na hora de oferecer os cuidados adequados em cada fase da vida do animal.
Por exemplo, se o seu pet já entrou na “terceira idade”, o animal pode precisar de ajustes na alimentação, mais acompanhamento veterinário e atenção especial às articulações. Além disso, esse cálculo permite ao tutor compreender melhor o comportamento do cão, seja na fase de energia juvenil ou na maturidade mais tranquila.
Segundo pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, há um cálculo baseado em estudos genéticos que relacionam o envelhecimento dos cães com o dos humanos. A fórmula é a seguinte: Idade humana = 16 × ln(idade do cachorro em anos) + 31
O "ln" significa logaritmo natural, mas calma: você não precisa ser matemático para aplicar isso. Existem calculadoras online que já fazem a conversão automática. De forma prática, os resultados exemplificam que um cachorro de 1 ano equivale a um humano de cerca de 31 anos, enquanto um cão de 5 anos corresponde a aproximadamente 57 anos em idade humana.
Além de aplicar a fórmula, é essencial considerar o tamanho do animal, uma vez que os cães pequenos, como poodles e chihuahuas, podem chegar aos 15 ou até 18 anos de idade. Já raças grandes, como dog alemão ou mastim, geralmente vivem menos, com expectativa média entre 7 e 10 anos. Isso significa que o envelhecimento não é linear, de modo que um cachorro grande pode envelhecer mais rápido nos primeiros anos de vida.
A fórmula da Universidade da Califórnia chega para desmistificar a maneira popular de fazer o cálculo da idade dos animais. Popularmente, há a crença que se você multiplicar a idade do seu cão por 7, você deve descobrir quantos anos o bicho realmente possui.
Embora essa metodologia tenha surgido como uma forma simplificada de aproximar o envelhecimento dos cães ao dos humanos, ela ignora fatores fundamentais, como o porte e a raça do animal.
Cachorro espirrando? Saiba o que significa e o que fazer
'CAPS dos cachorros': escola especializada em reabilitar cães com problemas comportamentais viraliza
Tártaro em cachorro: 5 motivos para não ignorar o problema nos dentes do seu pet
5 raças de cachorro grande que se destacam por serem dóceis