Existem coisas que os tutores acham que os gatos amam, mas eles detestam.
Os gatos são criaturas fascinantes e muitas vezes nos deixam intrigados sobre suas preferências. Enquanto alguns comportamentos parecem indicar gostos específicos, é importante reconhecer que há coisas que os felinos detestam, mesmo que a gente acredite no contrário.
Respeitar os gostos dos animais de estimação é o maior ato de amor que podemos ter. Então, fique por dentro do que incomoda o seu gatinho e comece a agir de forma mais adequada com ele e garanta o seu bem estar.
Leia também: Gato pode comer morango? Confira a opinião de um veterinário e não erre
3 coisas que você acha que seu gato gosta, mas ele detesta
Confira algumas atitudes que irritam o seu gato e você pode nem perceber. Vale relembrar que cada gato possui uma personalidade e histórico, mas de forma geral, esses atos o incomodam.
1. Banho forçado
Muitos donos acreditam que seus gatos adoram água, por serem influenciados por alguns vídeos que flagram felinos nadadores. Mas de maneira geral, a grande maioria dos gatos detesta banhos e água. A sensação de estar encharcado vai contra o instinto natural desse bichinhos que se limpam naturalmente através de lambidas. O estresse pode ser tão grande que em alguns casos o tutor pode sofrer com ferimentos e arranhões, então é melhor evitar banhos desnecessários. Entre em contato com o veterinário que cuida do seu pet e veja as indicações da forma correta de dar banhos no seu gatinho.
O canal do youtube perito animal possui um vídeo com dicas para dar banho no seu gato em casa e indica os momentos corretos de fazer isso. Confira abaixo e não erre mais.
2. Ambiente barulhento
Um local silencioso é um bálsamo para o seu gatinho, ele não curte muitos barulhos. Alguns tutores podem amar fazer festas em casa com música alta e muitos convidados barulhentos em casa. Porém, os felinos geralmente preferem a tranquilidade. Esses pets são bastente sensíveis ao som, e ambientes barulhentos podem causar desconforto e ansiedade. Evitar volumes altos e procurar oferecer espaços silenciosos para que seu gato é um caminho interessante para que ele se sinta seguro.
3. Excesso de carinho
Principalmente toques na barriga, os gatinhos não curtem esse tipo de desmontração de amor. Essa região é bem sensível nos felinos, ainda que alguns possam demonstrar alegria ao receber carinho na barriga, a grande maiora age de forma defensiva quando são tocados nessa área. A proteção dessa região é instintiva e acontece como uma medida de segurança. Atenção em algumas demonstrações de desconforto por parte dos gatinhos, orelhas para trás ou movimentos da cauda, demonstram insatisfação e podem resultar em arranhões ou mordidas.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.