Todo mundo adora ouvir o canto dos pássaros. Mas você sabia que existem algumas espécies, como o Tentilhão, que mudam sua melodia em busca do amor?
Julia Monsores | 26 de Setembro de 2019 às 14:00
Embora muitos pássaros possam ser reconhecidos pelo seu trinado, sabe-se que alguns mudam seu canto, ou usam mais de um. O Tentilhão tem três cantos distintos de galanteio, cada um para as diferentes partes do ciclo acasalador. Além disso, também tem pelo menos três tipos de alarme vocal, dependendo do grau de perigo. Um, quando se prepara para fugir; outro, quando é ferido, e o terceiro, um zumbido grave, quando está agressivo.
Veja também: 4 curiosidades sobre as aves que você não fazia ideia
Mas às vezes o canto dos pássaros parece não ter relação com qualquer atividade específica, embora tenda a ser emitido em períodos específicos do ano. Talvez indiquem aspectos da vida das aves que ainda não fazem qualquer sentido para nós.
A capacidade do pintassilgo dourado americano macho de modificar com muita sutileza seu trinado básico mostra que o canto dos pássaros não é necessariamente imutável de geração a geração. Os pássaros procriam tarde no verão, e durante a estação de procriação esse impressionante Tentilhão amarelo macho parte à procura de comida para sua companheira, enquanto ela incuba os ovos. À medida que ele se transporta pelo ar, emite o canto de “levantar voo”, um complexo arranjo de notas ao qual ela responde.
Conforme avança a estação, o canto do Tentilhão macho modifica-se ligeiramente, imitando o emitido pela fêmea. Os gorjeios semelhantes dos dois identificam dessa forma o casal, durante toda a estação de procriação. Se a fêmea morrer ou mudar-se, o macho pode facilmente captar o canto de uma nova fêmea e continuar sendo um procriador bem-sucedido ao longo da vida.