Estes cães treinados utilizam objetos do animal desaparecido, e já salvaram vários pets perdidos.
Apenas quem tem pet é capaz de entender a conexão e o amor que existem entre um humano e seu animal de estimação. Logo, apenas essas pessoas entendem a preocupação e angústia que a ideia de perder seu companheiro traz.
O adestrador de cães Jorge Pereira contou ao Globo que perdeu dois cães em Campos do Jordão, em São Paulo, e isso o inspirou a criar a empresa Busca.Pet. Uma das estratégias para buscar animais perdidos é o uso de cães farejadores.
Serviço usa cães farejadores para localizar animais desaparecidos
"Eu já treinava cães para atuarem em investigações criminais. Quando um carro bateu no portão da minha casa e o quebrou (e os animais fugiram), passei dois dias procurando meus cachorros e vi de perto como é angustiante. Foi uma das piores sensações que já tive, e percebi que poderia usar a minha experiência para ajudar outras pessoas na mesma situação", detalhou Pereira ao Globo.
A Busca.Pet oferece mapeamento das possíveis rotas de fuga por drone, busca com câmeras com sensor de calor e movimento e investigadores que conversam com moradores da região onde o animal desapareceu. Porém, os cães rastreadores são o grande destaque da empresa. Ele utilizam objetos do pet desaparecido para que o cachorro farejador procure o animal.
Foram eles que ajudaram a médica Beatriz Perez a encontrar o cachorro Ronaldo, que atende pelo diminutivo Rony. O cão fugiu quando ela estava na casa de uma amiga, o que proporcionou dois dias de entrega de cartazes e apelos aos vizinhos. Já perdendo as esperanças, ela descobriu o serviço e decidiu contratá-lo.
"Foram três horas de procura em uma mata fechada, com um cão seguindo os rastros dele, até conseguir fazer o resgate. Eles salvaram a vida do meu neném e a minha", disse Beatriz à reportagem.
A engenheira civil Paula Semprebone relatou uma situação semelhante, e contou com a Busca.Pet para encontrar a gata Nina, que escapou pela janela.
"Perguntei para as pessoas na rua, andei desesperada e gritando o nome dela, divulguei nas redes sociais. Só com um cão farejador e com um drone conseguimos identificar que ela tinha entrado na casa de um vizinho", explicou ao veículo.
Portanto, a empresa surge como uma esperança nesse momento tão delicado para os tutores. Existem ainda outros serviços e medidas que podem te ajudar nesses casos. Se o seu pet fugir, busque as informações sobre empresas que você pode contratar e tente agir o mais rápido possível.
Como evitar que animais de estimação fuja
As fugas podem ser muito prejudiciais para os pets, mas alguns cuidados ajudam a evitar que seu cão ou gato fujam de casa. As dicas são do site Petz.
- Castre o animal;
- Coloque barreiras físicas em portas e janelas;
- Mantenha caixa de areia sempre limpa e disponível para o felino;
- Enriqueça o ambiente com brinquedos e atividades que deixem os animais entretidos.
É interessante também colocar um chip GPS na coleira do seu mascote, o que facilita a localização no caso de possíveis fugas.