Saiba se cachorro pode comer maçã e se essa fruta oferece riscos para o seu melhor amigo de quatro patas!
A alimentação dos pets é uma preocupação e tanto para quem ama os animais, não é mesmo? Afinal, uma dieta adequada pode influenciar diretamente na qualidade de vida dos cães. Há certos alimentos que não são recomendados para dar para os cachorros, mas será que os cães podem comer maçã? Vamos te ajudar a entender.
Leia também: Será que cachorro pode comer banana? Saiba o que dizem os especialistas
Cachorro pode comer maçã?
De forma direta, sim, os cães podem comer maçã! Entretanto, é necessário ter atenção ao alimentar os animais com essa fruta. Em entrevista ao Vida de Bicho, a veterinária Viviane Priscila Moura declara: “A maçã deve ser oferecida sem semente, pois ela contém uma substância chamada 'amigdalina', que libera cianeto, sendo extremamente tóxica aos pets”
Uma forma de alimentar os cães de forma segura com a fruta é oferecer a maçã cortada em cubos, ou como se fosse um "sorvete", batida e congelada. Segundo Viviane, essa ainda seria uma forma de refrescar os cães nos dias mais quentes.
Outras frutas e legumes seguros para cães
Além da maçã, há outras frutas e legumes que podem ser oferecidos de maneira segura para os cães, desde que com moderação. Algumas opções incluem:
- Banana: Rica em potássio, mas deve ser oferecida em pequenas quantidades para evitar excesso de açúcar.
- Cenoura: Uma excelente fonte de betacaroteno, ajuda na saúde dental e pode ser oferecida crua ou cozida.
- Abóbora: Boa para a digestão, especialmente em casos de constipação.
- Melancia: Hidratante e refrescante, desde que sem sementes.
Confira mais detalhes sobre frutas seguras para cães em nossa matéria completa.
Sinais de intoxicação alimentar em cães
É essencial estar atento aos sinais de que algo não está certo com o seu cão, especialmente após ingerir novos alimentos. Alguns dos sintomas mais comuns de intoxicação alimentar incluem:
- Vômito e diarreia;
- Letargia;
- Dificuldade para respirar;
- Salivação excessiva;
- Tremores ou convulsões.
Se notar algum desses sinais após oferecer frutas ou outros alimentos ao seu pet, procure um veterinário imediatamente.
Receitas de petiscos saudáveis para cães com frutas
Quer inovar na hora de oferecer frutas para o seu cão? Aqui estão duas receitas simples e nutritivas de petiscos caseiros:
-
Biscoito de Banana e Aveia
- Ingredientes: 1 banana madura, 1 xícara de aveia em flocos finos, 1 colher de sopa de manteiga de amendoim (sem açúcar).
- Modo de preparo: Amasse a banana, misture a aveia e a manteiga de amendoim até formar uma massa homogênea. Modele pequenos biscoitos e asse em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos.
-
Sorvete de Maçã e Cenoura
- Ingredientes: 1 maçã sem sementes, 1 cenoura cozida, 100 ml de água.
- Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, despeje em formas de gelo e leve ao freezer. Sirva nos dias quentes para refrescar seu cão.
Potenciais riscos de oferecer frutas em excesso
Embora as frutas sejam uma excelente fonte de nutrientes, seu consumo em excesso pode trazer riscos. Frutas contêm açúcar, e o excesso pode levar à obesidade, predispondo o cão a doenças como diabetes e problemas cardíacos. Além disso, o consumo frequente de petiscos à base de frutas pode interferir no equilíbrio da dieta principal, levando a deficiências nutricionais.
Por isso, é fundamental garantir que as frutas sejam oferecidas de forma moderada, complementando uma alimentação equilibrada, e não substituindo refeições.
Confira o vídeo do canal "Perito Animal" e veja quais frutas são recomendadas para você alimentar o seu pet:
Gostou desse conteúdo? Confira também: Veja se cachorro pode comer abóbora ou faz mal
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter.