Cachorro atacou um carregador portátil com íons de lítio na composição e e incediou a casa.
Um incêndio aconteceu em uma residência em Tulsa, nos Estados Unidos, depois que um cão mastigou um carregador portátil. As chamas se alastraram rapidamente a partir do local onde o animal brincava com o dispositivo. Felizmente, não houve vítimas.
Um susto e prejuízos marcaram uma casa em Tulsa, nos EUA, após um incêndio iniciado por um cão que brincava com um carregador portátil. As chamas se alastraram rapidamente a partir do local onde o animal mastigou o dispositivo, mas não houve feridos.
Cachorro brinca com carregador portátil e gera incêndio em casa
As imagens chocantes de um incêndio doméstico, causados por um carregador portátil, foram divulgadas pelos bombeiros de Tulsa com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos de baterias de lítio.
O incidente, ocorrido em maio, mostra a rapidez com que um pequeno acidente pode se transformar em uma grande tragédia. Felizmente, os animais de estimação presentes na residência conseguiram escapar por uma saída de emergência.
Um pequeno furo no carregador portátil causou um incêndio de grandes proporções, impulsionado pela presença de materiais inflamáveis como camas e sofás. Confira o vídeo abaixo:
Risco de baterias segundo os bombeiros
O oficial de informações públicas da corporação da região, Andy Little explica que a grande quantidade de energia armazenada nessas baterias pode ser liberada de forma descontrolada, causando incêndios e explosões. Little enfatiza a importância de manusear esses dispositivos com cuidado e seguir as instruções do fabricante.
“Esses eventos podem ocorrer por diversos motivos, como calor extremo, dano físico à bateria, sobrecarga, ou até mesmo ao utilizar equipamentos de carregamento incompatíveis.”, comenta o profissional.
Segundo o oficial, a falta de conhecimento sobre os riscos das baterias de lítio pode levar a acidentes graves, como o pouso de emergência de um avião em 2019 causado por esse dispositivo.
Ao serem perfuradas ou danificadas, as baterias de lítio podem liberar grande quantidade de calor e gases tóxicos, causando explosões e incêndios. Por isso, é fundamental que esses dispositivos sejam manuseados com cuidado e armazenados em locais seguros.
Fontes: ABC Mais e MSN.