Cachorro gripado? Saiba como proteger seu cachorro na época mais fria do ano

Tal qual os humanos, os cachorros também demandam cuidados nas estações mais frias do ano.

Cadu Guarieiro | 19 de Julho de 2023 às 16:54

Tal qual os humanos, os cachorros também demandam cuidados nas estações mais frias do ano. - Imagem: Igorr1/iStock

A chegada do outono e do inverno é sinônimo da aparição de doenças respiratórias, como alergias, gripe e resfriados. Porém, por incrível que pareça, esse tipo de mal não afeta só os humanos, cães também demandam uma atenção especial nas estações mais frias do ano, pois podem ser afetados pelo que os veterinários chamam tosse dos canis.

Leia também: Estas são as 3 raças de cachorro que têm a saúde mais frágil, segundo veterinário especialista.

Como é transmitida a "gripe canina"?

A doença afeta cães de todas as idades e raças, e exige cuidados específicos dos tutores, principalmente em locais como creches ou hotéis para pets. Em entrevista ao portal Gazeta do Povo, Andrei Nascimento, da MSD Saúde Animal, explicou que a transmissão da doença ocorre tanto pelo contato com um animal doente, quanto pelo ar.

A tosse dos canis, ou como é conhecida popularmente, gripe canina, é mais comum de ocorrer em canis fechados e de pouca ventilação, onde os animais tendem a ficar muito próximos uns dos outros. Gianni de Moraes, veterinária e mestre em clínica médica, afirma que "quando se tem um acúmulo de animais em um espaço fechado, a circulação de germes a proliferação de bactérias ficam mais facilitadas."

Gianni alerta que a maioria dos hotéis para cães, principalmente para animais de pequeno porte, têm ambientes fechados, sendo locais bastante suscetíveis para a transmissão da tosse dos canis.

O especialista afirma que diferentes sintomas devem ser encarados com atenção, entre eles: falta de apetite, febre, secreção e tosse seca, nos casos mais graves, os bichos apresentam coriza e secreção nos olhos.

Como prevenir que o cachorro fique "gripado"?

De acordo com Andrei Nascimento, a medida mais eficaz de prevenção é através da vacinação. "A aplicação deve ser feita anualmente, pois protege não somente contra infecção, como também reduz a eliminação dos agentes transmissores no ambiente."

Quando não tratada, a doença é capaz de causar quadros graves como pneumonia e até mesmo ocasionar a morte do animal. Para evitar uma maior circulação da doença, alguns hotéis tomam medidas inteligentes, como a exigir dos tutores um atestado de vacinação dos animais.

 

"No começo eu flexibilizava isso, mas deixava o tutor ciente de que o animal poderia desenvolver estas doenças. Agora não, só aceito cães com a apresentação da carteirinha de vacinação e carimbos assinados pelo veterinário", contou André Luiz, proprietário da 4Pets hotel e creche para cães.

A vacina contra tosse dos canis pode ser aplicada em filhotes a partir de três semanas de vida, e deve ser atualizada anualmente, tendo que em vista que sua composição ter a composição alterada.

Quais cuidados tomar contra a tosse dos canis?

Por ser uma doença bastante comum nesse período do ano, iremos indicar alguns cuidados que precisam ser tomados para preservar a saúdo do seu cãopanheiro.


Siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

cachorro gripe outono inverno pet estação fria tutor tutores veterinário cão

Leia também

Licença "PETernidade": saiba tudo sobre o benefício dos pais de pets

Família oferece R$ 600 mil para 'babá de cachorro'; veja quem se qualifica

Pets podem contrair febre maculosa? Descubra resposta

Pet friendly: projeto de lei permite levar animais de estimação para escola

Creche de cães revela nomes mais criativos de seus "alunos" e viraliza; veja o vídeo

Piadas de animais: 15 piadas para você rir e compartilhar