Entenda tudo sobre a acne felina.
Luana Viard | 15 de Março de 2024 às 18:00
Assim como nós, os felinos podem ter acne! Elas também incomodam os pets, por isso, é importante sabermos como tratar esse problema para evitar que ele se agrave. A acne felina é uma condição cutânea comum que afeta gatos de todas as idades, embora seja mais comum em gatos jovens e de meia-idade.
Essa condição é caracterizada pelo desenvolvimento de pápulas, pústulas, crostas e até mesmo nódulos na pele do queixo e lábios do gato. Vamos entender melhor o que é a acne felina, suas causas, sintomas e opções de tratamento.
A acne felina ocorre quando os poros ficam tampados devido ao excesso de oleosidade e gordura na pele, ocasionando feridas com pus e cravos, podendo piorar se houver proliferação de bactérias na região.
Geralmente, a acne felina se parece com uma sujeira, aparecendo na pele do gato em forma de pontinhos pretos. Ela se forma principalmente no queixo e ao redor dos lábios do felino.
Assim como nos seres humanos, as glândulas sebáceas dos gatos podem produzir oleosidade em excesso, obstruindo os poros e levando ao desenvolvimento de acne. Ou seja, o acúmulo de oleosidade pode ser uma das causas de acne felina.
Fatores ambientais também podem influenciar, como exposição a substâncias irritantes, como plástico ou cerâmica, pode desencadear ou agravar a acne felina.
Além disso, o estresse crônico pode comprometer o sistema imunológico do gato, tornando-o mais suscetível ao desenvolvimento de problemas de pele, incluindo a acne.
Casos de sistema imunológico baixo, dieta inadequada, falta de higiene na casa, predisposição genética, má saúde bucal e uso de comedouros e bebedouros de plástico também podem contribuir para o surgimento do problema.
Os sintomas de acne felina podem variar, mas geralmente é possível notar as seguintes características principais.
Neste caso, é importante buscar ajuda de veterinários capacitados, para receber orientações e tratamenots ideais para cuidar do seu pet. Mas de forma geral, existem alguns tratamentos para ajudar nesse processo.
O procedimento é focado na limpeza da região afetada, na aplicação de pomadas e outros medicamentos para prevenir infecções e melhorar a saúde da pele e dos pelos do pet. Em alguns casos, suplementos nutricionais contendo ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a melhorar a saúde da pele e reduzir a inflamação.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!