Se perceber algum desses comportamentos, tente descobrir o motivo e o que fazer para animá-lo.
Embora sejam conhecidos como o melhor amigo do homem, até mesmo os cachorros têm um limite daquilo que eles conseguem lidar. Os cães são animais muito leais e afetuosos, mas eles também têm sentimentos negativos e certos comportamentos os irritam ou entristecem.
Um passo importante para resolver a situação e tentar animar seu companheiro de quatro patas é aprender a identificar esses momentos de baixo astral, e você descobre os sinais logo a seguir.
Não deixe de conferir:
Se notar esses comportamentos seu cão deve estar chateado
Vale lembrar que tudo depende da personalidade do seu cachorro, não é exatamente uma regra, portanto você tem que avaliar a situação!
1. Evitar contato visual
Quando os cães sentem-se tristes ou ameaçados eles evitam olhar diretamente para os donos, então esse é um fator para prestar atenção.
2. Abaixar a cauda
Outro ponto importante para ficar em alerta é o rabo do animal. Se você perceber que sua cauda está abaixada e entre as pernas é sinal de que o cão sente algo negativo, pode ser desconforto ou medo.
3. Isolar-se ou esconder-se
Por fim, os cachorros no geral gostam muito de estar na companhia dos tutores, logo, se ficarem muito tempo escondidos e sozinhos isso pode indicar que ele está chateado.
Cães não sentem como humanos
Os cachorros possuem sentimentos que também são complexos, mas que são diferentes das emoções humanas. Assim, eles não guardam rancor, e esses comportamentos que apresentam costumam ser reações a experiências que eles associaram a algo negativo.
Tenha isso em mente na hora de tentar entender como o seu companheiro está, ele pode estar triste pois um brinquedo foi jogado fora, desanimado pois está entediado e não recebe atenção o suficiente, mas essa tristeza pode significar também problemas mais graves como ansiedade de separação ou depressão canina. Lembre-se que os pets também precisam de cuidados com a saúde mental!