Gatos são o segundo animal de estimação mais popular do mundo. Pensando nisso, separamos algumas curiosidades imperdíveis sobre estes fantásticos animais
Rafaella Gazzaneo | 28 de Janeiro de 2023 às 17:00
Apesar de domesticados, os gatos apresentam diversas características de felinos selvagens, dos quais são parentes: são fortes, ágeis, possuem ótimo reflexo, sentidos apurados e instinto de caça. Possuem uma personalidade forte e individualista porém, ao contrário do que muitos acreditam, os gatos são extremamente amigáveis, brincalhões e afetivos. Um dos gestos carinhosos mais comuns dos gatos quando eles ficam ronronando e se esfregando em seus donos, ou entre si.
Seguem abaixo 15 curiosidades imperdíveis sobre gatos que você provavelmente não sabia:
Um gato passa, aproximadamente, 2/3 do dia dormindo. Estima-se que em 9 anos de vida, apenas 3 eles passam acordados.
Um gato é capaz de correr a 49 km/h, em curtas distâncias.
Os gatos são capazes de ouvir os chamados ultra sons e chegam a escutar cerca de 45.000Hz a mais que os humanos. Também possuem uma melhor capacidade de audição do que os cães.
Existem mais de 500 milhões de gatos dosmésticos no mundo e, aproximadamente, 40 raças reconhecidas.
As gatas tendem a ser destras, enquanto os gatos tendem a ser, maioritariamente, canhotos.
A raça mais popular de gatos é a persa, seguida pela Maine Coon e Siamesa.
Os gatos são mais leais do que você pensa! Pesquisadores comprovaram que os felinos se sentem desconfortáveis quando seus tutores não estão por perto.
Gatos são muito flexíveis pois não possuem clavícula, mas sim uma pequena cartilagem clavicular. Além disso, os gatos possuem 53 vértebras enquanto o ser humano tem somente 34.
A raça de maior tamanho dos gatos é a Maine Coon, em que um gato pode chegar a pesar, aproximadamente, cerca de 12 kilos. Enquanto que a raça de menor tamanho dos gatos é a Singapura, que pesa cerca de 1,8 kilos.
A visão dos gatinhos é um pouco mais complexa do que imaginamos. Isso porque eles não enxergam todas as cores, devido a uma célula cuja função é perceber as cores e auxiliar na visão diurna. Diferente dos humanos, os felinos só possuem dois tipos de células, sem os cones que permitem à retina diferenciar tons de verde. Ou seja, os gatos enxergam colorido porém possuem limitações para enxergar a cor verde e suas combinações. Em contrapartida, eles enxergam muito bem no quesito angular. A visão periférica dos felinos é excelente.
Um gato tem cerca de 130.000 pelos por cm². Além disso, a bola de pelo que eles vomitam chama-se egagropilos.
A origem dos gatos modificou seu metabolismo, se adaptando à ingestão de pouca líquido. Ou seja, eles ingerem menos líquido pois seu organismo está acostumado a não precisar de grandes quatidades. Além disso, eles concentram a urina na bexiga, em busca de diminuir a perda de líquido no organismo. É importante estimular a ingestão de líquidos para que ele se mantenha saudável e faça uma boa digestão dos alimentos, evitando assim os problemas renais (recorrentes em gatos).
A temperatura dos gatos é bem específica, a ideal para o seu corpo varia entre 38 e 39 graus e acima ou abaixo disso significa que algo está errado.
Popularmente conhecido como o superpoder dos gatinhos, eles são capazes de girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus e 10 vezes mais rápido que os cães. Isso porque eles possuem 32 músculos que controlam sua orelha.
O forte interesse, entusiamos e a paixão por gatos ganhou nome. Isso mesmo, ailurofilia é o nome dado para este forte sentimento pelos gatinhos.
As crianças querem pets? Você precisa ler isto antes
12 dicas imperdíveis para mães e pais de pets de primeira viagem
Como adaptar seu pet à mudança de casa?
Dia Mundial do Gato: 10 coisas sobre os gatos que você não sabia
10 dicas de brinquedos caseiros para gatos