Desacreditada, Carol achava que jamais conseguiria correr 10 km, mas os planos mudaram....
Fui correr na Lagoa e encontrei com Carol, uma ex-aluna. Ela, assim como eu, havia acabado de completar uma volta. Fomos tomar uma água de coco. Conversamos, falamos sobre assuntos aleatórios e Carol me disse que gostaria muito de fazer uma corrida de 10km que iria acontecer algumas semanas depois.
Falei para ela que era totalmente possível, mas ela achava que não iria conseguir. Expliquei para Carol que se ela conseguisse dar uma volta na Lagoa (7,5km) num bom tempo e que, fazendo alguns ajustes, conseguiria fazer os 10km sem sofrimento.
Leia também: Personal de Shakira revela segredo da cantora para manter o tanquinho e supreende
Carol me mostrou sua planilha de corrida. Estava boa. Era uma questão de ela acreditar. Minha amiga me prometeu que iria tentar se animar, mas não estava muito esperançosa.
O exemplo de Carol é algo que vejo muito: as pessoas não acreditam muito em si. Vivemos numa época de muita cobrança e, às vezes, há a impressão que precisamos ser máquinas perfeitas, dando conta de fazer milhões de coisas diariamente e de forma precisa. Não à toa, o número de pessoas com problemas emocionais segue crescendo.
Fiz questão de ligar para Carol e combinar umas corridas com ela. O primeiro ponto que ela precisava enxergar é que dar uma volta na Lagoa é algo que merece ser valorizado e ela deveria demonstrar alegria e gratidão. Quando lamentamos o que não temos, desperdiçamos o que temos. Tudo bem em querer progredir para 10km, mas se ela não conseguisse, tudo bem.
Leia também: 11 atitudes para um estilo de vida saudável e barato
Carol queria muito melhorar seu condicionamento para correr os 10km. Expliquei para ela quais eram os treinos mais importantes de sua planilha e que ela, conseguindo seguir o planejado, seu condicionamento iria melhorar e ela iria conseguir.
As semanas foram passando e Carol estava treinando direitinho. Estava focada, com disciplina e disposta a conseguir. Isso foi lhe dando a confiança que faltava naquele dia que nos encontramos na Lagoa. Quando construímos e conquistamos as coisas, é difícil do universo tirar da gente. Carol construiu uma linda fé em si e lá foi ela fazer a prova de 10km. Ela não apenas completou o trajeto, como também fez num tempo melhor do que havia pensado. E como ela ficou feliz.
Leia também: Mingau de banana com aveia para um café da manhã saudável
Muitas pessoas deixam de fazer alguma coisa (como por exemplo uma corrida) por não acreditarem em si. A questão é que cada um de nós é capaz de fazer coisas que julgávamos ser impossível. Porém, com dedicação, paciência, atitude e disciplina tudo é possível.
A atividade física proporciona muitos benefícios à saúde e é uma poderosa ferramenta para ajudar na construção da autoconfiança. Acredite em você. Dedique-se e coisas maravilhosas irão acontecer.