Subir escadas é um ótimo tipo de atividade física e além de fazer muito bem para o corpo, irá fazer bem para a mente.
Roberto é um aluno muito disciplinado e que tem ótimo condicionamento físico. Ele faz musculação quatro dias na semana, pedala e corre em outros dois dias. Acontece que o horário dele no trabalho mudou e com isso ele irá precisar treinar ainda mais cedo do que de costume e terá menos tempo em alguns dias. Diante dessa mudança, ele me perguntou o que poderia fazer nos dias que teria pouco tempo. O maior receio dele era perder condicionamento e força.
Leia também: A importância da frequência na prática do exercício físico
Sabendo que Roberto mora num condomínio de 12 andares, eu lhe propus fazer treinos na escada do prédio. Subir escadas é um dos melhores exercícios que uma pessoa pode fazer: simples, barato, ótimo para a saúde cardiovascular e músculos da coxa e perna.
Como conheço Roberto e sei de seu nível de condicionamento aeróbio e força, elaborei um programa para ele. Nos primeiros dias, ele não treinaria com muito volume nem muita intensidade, visto que era uma atividade que ele não estava habituado a fazer (inclusive era possível que ele ficasse com algumas dores musculares após treinar na escada).
Existem várias formas de a pessoa realizar um treino em escada: por tempo, por andar, subindo de dois em dois degraus, dentre outras formas. É muito importante que a pessoa busque uma orientação profissional e treine considerando suas limitações e potencialidades.
Benefícios de fazer exercício na escada
A escada é capaz de promover uma melhoria no condicionamento aeróbio e com isso proporcionar inúmeros benefícios fisiológicos tais como redução da pressão arterial e glicemia, como também aumento do HDL (o colesterol bom) e ganho de força muscular.
No dia seguinte ao primeiro treino na escada, Roberto me disse na academia que gostou bastante. Ele revelou que suas panturrilhas estavam duras feito pedras e que poucas vezes na vida tinha suado tanto.
Numa época em que as pessoas andam tão atarefadas e sempre conectadas, subir escadas, além dos benefícios fisiológicos, proporciona um momento de conexão da pessoa com ela mesma. É um momento em que a pessoa se desconecta para se reconectar. Subir escadas é um ótimo tipo de atividade física e além de fazer muito bem para o corpo, irá fazer bem para a mente. De degrau em degrau vamos avançando, evoluindo e prosperando.
Atenção: Nunca é demais repetir que prescrição de atividade física é uma ação exclusiva dos professores de educação física. Sempre consulte um profissional qualificado para se assegurar de fazer exercícios de formas seguras e eficiente.