Ter comportamentos gentis e educados ajuda a construir um ambiente acolhedor nas academias e estimular as pessoas.
Quase que diariamente ouço pessoas dizerem que não gostam de academia. Apesar de um espaço oportuno para a promoção da saúde, o comportamento de muitas pessoas acaba por afastar muita gente. Triste e lamentavelmente muitas pessoas vão para a academia para se fotografar (e postar e postar e postar), se exibir, ocupar o aparelho para ficar no celular, comparar seus corpos com os de outras pessoas e por aí vai. São atitudes lamentáveis que vejo acontecer com cada vez mais frequência.
Dentre as razões alegadas por muitas pessoas para não estarem em uma academia, podemos citar a falta de educação de pessoas (alunos e por mais inacreditável que seja, professores) em, por exemplo, não tirarem a carga do equipamento ao terminarem de usar.
“André, só de pensar que tenho de ficar tirando um monte de peso toda vez que vou usar um aparelho, já penso em desistir de ir’’. Essa é uma frase que já escutei de muitas pessoas. Por mais que algumas academias coloquem avisos solicitando gentileza e educação por parte das pessoas, parece que a consciência social é algo cada vez mais raro.
Outro dia estava fazendo meu treino na academia e uma mulher deixou centenas de peso no Leg Press (um aparelho para as coxas e glúteos). Ela, ao terminar de usar o aparelho, foi para frente do espelho se fotografar. Segundos depois, uma senhora que aparentava ter uns 70 anos se aproximou do aparelho, viu a quantidade de peso que tinha e desistiu de usar. Levantei e fui retirar os pesos para ela. A moça das fotos continuava a se fotografar diante do espelho.
Gentileza pode transformar o mundo
De certa forma, todos nós (profissionais da saúde ou não) podemos contribuir com a construção de uma sociedade mais saudável. Comportamentos gentis e educados, tais como oferecer para revezar um aparelho, retirar a carga ao terminar o exercício e não ficar no celular ocupando o aparelho são alguns exemplos de boas ações que podem ajudar a reduzir a resistência que algumas pessoas têm de frequentar uma academia.
Claro que todas as pessoas gostam de ver mudanças positivas em seus corpos como, por exemplo, redução da gordura corporal e ganho de massa muscular. Porém a estética não pode estar acima da saúde assim como o egoísmo jamais pode superar a gentileza.
Seja na academia ou em qualquer lugar que esteja, seja gentil. Nossas ações ajudam a construir um mundo melhor e mais saudável.