O prazer de realizar atividades na água

André Messias | 29 de Dezembro de 2022 às 11:00

- Halfpoint/iStock

Com a chegada do verão algumas pessoas sentem um pouco de dificuldade em manter o nível de atividade física diante do calor exacerbado. Para que não haja uma diminuição no nível da prática de atividade física, uma ótima alternativa é realizar atividades na água. São muitas as opções, tais como hidroginástica e natação. Além disso, ambientes como piscinas e praias são sempre convidativos.

As atividades na água são prazerosas e proporcionam inúmeros benefícios fisiológicos, minimizando os riscos para o desenvolvimento de muitas doenças tais como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e dislipidemias. Vale lembrar que a atividade física representa a mais importante ferramenta não farmacológica promotora de saúde e uma pessoa que pratica natação com frequência, por exemplo, está promovendo sua saúde física, mental e social

Quais as vantagens de fazer exercício na água?

Há mecanismos fisiológicos que explicam o porquê das atividades na água serem tão prazerosas e relaxantes e uma delas é a termorregulação, que representa o controle da temperatura corporal. Quando praticamos atividade física, há uma elevação da temperatura corporal e com isso há um aumento da frequência cardíaca. Na água esses aumentos são menores, aumentando as chances de a pessoa manter a intensidade no treino e desta maneira gerar os benefícios fisiológicos tão importantes para a saúde.  

Ademais, é importante mencionar que atividades na água não geram impacto em diversas partes do corpo, aliviando a sobrecarga e dando uma espécie de alívio em regiões que costumam sofrer com movimentos do cotidiano e com isso reduzindo o risco de lesão. Outro grande benefício da atividade praticada na água é o gasto calórico. A natação, por exemplo, quando realizada com intensidade e volumes adequados, proporciona elevado gasto calórico, contribuindo com a redução do percentual de gordura. 

Também é importante mencionar que a água proporciona um aumento do retorno venoso, ou seja, uma maior quantidade de sangue retorna ao coração para ser bombeado. Vale lembrar que quanto mais sangue chega às regiões do corpo, mais benefícios teremos uma vez que o sangue leva oxigênio e nutrientes. 

Leia também: Protetor solar: aprenda a escolher o melhor FPS e como usar

Percebe-se que realizar atividades físicas na água proporciona muitos benefícios e é algo extremamente prazeroso. Obviamente nem todas as pessoas têm acesso a piscinas. Porém as praias são para todos e considerando todos os benefícios da prática regular de atividades física vale a pena refazer as contas para verificar a possibilidade de entrar em um clube ou algum lugar que tenha piscina. Atividade física é um investimento, não um custo.

Treinar no calor é difícil e a atividade física jamais deve colocar o organismo em risco. As atividades na água representam uma ótima alternativa e devem estar no leque de opções.

Leia também

A importância de cuidar dos joelhos

Entenda a relação entre atividade física e saúde cardiovascular

Ainda há tempo para cuidar da sua saúde

Treinar em casa: algo totalmente possível

Saiba ouvir o que seu corpo tem a dizer

Natação: confira os benefícios desse esporte para as crianças no verão