Não importa o que aconteça, siga em frente

Muitas vezes surgem coisas em nossa caminhada que nos desanimam e nos fazem pensar em desistir

André Messias | 3 de Agosto de 2023 às 14:23

Quantas vezes chegamos para treinar e durante a prática surgem dificuldades que nos fazem querer desistir? - Imagem: Valerii Apetroaiei / iStock

Encontrei com Marcella no mercado. Eu a conhecia da academia porém fazia muito tempo que eu não a via. Conversamos um pouco e perguntei se ela ainda estava correndo. Marcella sempre gostou muito de correr e já nos esbarramos em muitas provas de corrida de rua.

Ela disse que havia parado de correr há um tempo porque havia terminado com seu ex-namorado e estava sem cabeça. Então, com a ideia de conversar com Marcella, a chamei para uma corrida. Ela negou no início, mas depois aceitou o meu convite.

Leia também: Tudo é possível com dedicação: a mentalidade para alcançar seus objetivos

Como Marcella estava sem correr há um tempo, a ideia não era treinar forte, mas sim respeitar seu tempo sem correr e conversarmos. Muitas vezes a prática da atividade física é mais para a cabeça do que para o físico. Fomos correndo e conversando. Marcella realmente estava triste com o término de relacionamento. Mas precisamos aprender com a dor - não é fácil, mas é um processo necessário à nossa evolução - e seguir em frente.

 

Fiz questão de lembrar Marcella de algumas provas de corrida que ela já havia feito e que certamente em muitas delas os obstáculos sérios foram superados. Ela lembrou de uma meia maratona que fez em que sentiu uma fisgada na panturrilha quando faltavam apenas 2 quilômetros. Ela estava correndo num ritmo que lhe possibilitaria melhorar seu tempo na distância quando sua panturrilha lhe traiu quase no fim da prova.

Mesmo já sabendo como a história terminou (fiz essa prova também e lembro que nos encontramos no final e ela me contou), lhe perguntei o que havia acontecido depois. Marcella abriu um sorriso e disse: ignorei a panturrilha e corri ainda mais rápido nos últimos 2 quilômetros.

Leia também: Sentir dor durante os exercícios é normal? Saiba o que fazer nessa situação

Ela não precisou de muito para perceber o quanto as dificuldades fazem parte de nossa jornada. Sempre teremos obstáculos no caminho. Porém tropeçar não é cair e a atividade física tem enorme importância nesse ensinamento. Quantas vezes chegamos para treinar e durante a prática surgem dificuldades tais como fadiga muscular? Precisamos entender o momento e seguir. Marcella saiu outra pessoa da nossa corrida e disse que voltaria a treinar firme.

Muitas vezes surgem coisas em nossa caminhada que nos desanimam e nos fazem pensar em desistir. Porém desistir não muda o que aconteceu e dificulta ainda mais nossa jornada. É preciso andar para frente e ir em busca dos objetivos. Quando pensar em deixar de fazer algo que ama e lhe faça bem, se olhe no espelho e lembre-se do quanto já superou.

Atividade física saúde treino academia

Leia também

5 benefícios da unha-de-gato para a saúde que irão te surpreender

5 melhores tenis para academia em 2023 abaixo de R$ 250

5 alimentos que NUNCA devem ser requentados ou podem te deixar doente

Sua gentileza ajuda a promover a saúde

Diabetes: não espere acontecer, previna-se

10 dicas para escolher a academia certa para você