São necessárias adaptações no seu treino em dias em que as condições climáticas não estejam favoráveis, mas não se exercitar não deve ser uma opção.
Costumo ouvir muitas pessoas dizendo que deixaram de treinar em determinado dia por causa das condições climáticas: estava chovendo, estava muito calor, ia ficar doente, estava muito frio etc. Muitas pessoas usam o clima como argumento para não se exercitar e cometem o grande erro de deixar o nível de atividade física cair. Vale lembrar que os benefícios para a saúde estão diretamente associados ao nível de atividade física, isto é, à quantidade e qualidade da atividade física.
Um dos maiores mitos que existem se refere ao fato que uma pessoa irá ficar doente se, por exemplo, sair para correr num dia frio e/ou chuvoso. Conheço dezenas de pessoas que já treinaram inúmeras vezes no frio e/ou na chuva e não ficaram doentes. Resfriados e gripes são causados por vírus e não condições climáticas.
Leia também: 8 dicas de como fazer exercício todos os dias
Claro que, em dias chuvosos e/ou frios alguns cuidados precisam ser tomados como aquecer bem o corpo, ficar atento ao piso escorregadio e não deixar de se hidratar. Em dias quentes muitos cuidados também são necessários e uma recomendação é treinar com menos intensidade, além de usar roupas leves e se hidratar bastante.
É importante lembrar que, dentre os muitos benefícios gerados pela prática regular de atividade física há o aumento da imunidade. Ou seja, o sistema imunológico de uma pessoa fisicamente ativa é mais forte e essa pessoa apresenta menores riscos de adoecer. E caso adoeça, provavelmente irá se recuperar mais rápido.
Adaptações são importantes
Uma das palavras mais importantes da vida é a adaptação. Em dias em que as condições climáticas não estejam favoráveis, são necessárias adaptações para que o treino não deixe de ser feito. Um dia perdido é um dia perdido. Sempre existem opções. Para uma pessoa que corre na rua, por exemplo, algumas alternativas são treinar em escada ou na esteira da academia. Caso nenhuma opção seja possível, no próximo dia do treino pode haver uma compensação e essa pessoa treinar com um pouco mais de volume e/ou intensidade.
Leia também: Os intermináveis benefícios da atividade física
Se estiver chovendo ou estiver muito frio amanhã, olhe o leque de opções. Você não ficará doente por causa do frio ou da chuva. Faça os ajustes necessários, considere as adaptações que precisam ser feitas e vá treinar. Cada sessão de atividade física proporciona muitos benefícios para a sua saúde e é algo que ninguém pode fazer por você. Inclusive, fica uma dica: correr na chuva é algo ímpar.