Respeitar o tempo é fundamental para evitar lesões ao praticar exercício físico.
André Messias | 27 de Abril de 2023 às 16:00
O que mais respeito na vida é o tempo. É como diz a canção: “todo mundo quer saber do tempo, mas é o tempo que sabe de tudo’’. Ouço muitas pessoas querendo vencê-lo e cometem muitos erros na prática da atividade física. Diante desse cenário, a coluna de hoje tem como propósito reforçar que, por mais que o ser humano tente e a tecnologia avance, o tempo será sempre soberano.
Um dos erros mais comuns ocorre quando uma pessoa quer proporcionar mudanças em seu corpo e/ou condicionamento físico num tempo insuficiente. Situações como treinar para ficar com corpão pro carnaval e projeto verão são apenas alguns exemplos. Muitas vezes a pessoa está inativa há muito tempo e quer que grandes mudanças ocorram num curto espaço de tempo. Para que os benefícios (estéticos e fisiológicos) ocorram é preciso saber que tudo tem seu tempo e a pessoa precisa respeitá-lo.
Muitas pessoas já me procuraram querendo resultados num tempo curto demais. Lembro de uma vez que um rapaz me pediu para treiná-lo para uma prova de corrida que ele iria fazer num concurso. Ele jamais havia corrido e queria que eu lhe treinasse faltando 4 dias para a prova. Além de ele não conseguir o desempenho que precisaria, estaria correndo um sério risco de se lesionar.
Seja qual for o objetivo (emagrecimento, ganho de força, hipertrofia, saúde, reversão de uma doença, etc) é preciso planejar, ir evoluindo gradualmente e considerar que o tempo vai proporcionar as mudanças. Com disciplina, dedicação, orientação correta, respeito ao organismo, bons treinos, alimentação adequada, sono de qualidade e boa hidratação, os resultados certamente acontecerão.
Leia também: Inatividade física: um fator de risco independente
Também já presenciei muitos casos de pessoas que estavam inativas há muito tempo, passaram a fazer musculação e quiseram competir com o tempo (como por exemplo, colocando carga demais nos aparelhos). O resultado foi presenciar um grande número de lesões.
É necessário considerar que nenhuma construção e/ou descontração ocorre sem tempo. A prática de atividade física jamais deve ter como incentivo algo obsessivo como perder tantos quilos em tantos dias, correr tantos quilômetros em tanto tempo. Claro que precisamos estabelecer metas e todos gostamos de evoluir. Porém com calma, dando um passo de cada vez e sempre respeitando o tempo.
Nem sempre é fácil ter paciência e muitas pessoas sofrem de ansiedade. Porém respeitar o tempo é fundamental e na atividade física coisas ruins podem acontecer caso ele seja ignorado.
A importância de escutar os sinais dados pelo nosso corpo
7 dicas para aumentar sua força muscular
Como a atividade física afeta o sono
Tenha cautela ao retornar aos treinos
Quais os riscos de querer compensar um ano de inatividade?
Inatividade física: um fator de risco independente