Compensar longos períodos de inatividade com treinos muito intensos pode causar lesões e prejudicar a sua saúde.
Com a proximidade do fim do ano, já ouço muitas pessoas dizendo que irão começar a praticar atividade física pensando no verão, nas festas de fim de ano e nas viagens. Quase sempre é bom ouvir alguém dizer que irá começar a praticar atividade física visto que ela proporciona muitos benefícios para a saúde e protege de muitas doenças, tais como: hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. Contudo, é preciso cautela ao começar uma nova atividade para respeitar as limitações do organismo.
Leia também: Reeducação alimentar e a importância de bons hábitos alimentares
Tenho sempre muito receio quando o motivo da pessoa passar a fazer atividade física é algo imediato como uma festa, um casamento ou uma viagem. Muitas das vezes são pessoas que estão inativas há meses e querem compensar longos períodos de inatividade com treinos muito intensos e colocam a estética acima da saúde. Isso sem contar as pessoas que recorrem ao uso de substâncias nocivas e os casos de inúmeras intervenções estéticas.
Fuja da inatividade e transforme a atividade física em hábito
A literatura científica apresenta muitas evidências apontando que os treinos intensos proporcionam muitos benefícios para a saúde e são uma ótima opção, sobretudo para as pessoas que alegam não ter tempo. Entretanto eles exigem mais do organismo e a pessoa precisa respeitar seus níveis de força e condicionamento físico. É sempre válido a pessoa passar por alguns testes para saber como estão suas variáveis tais como força muscular e condicionamento aeróbio.
Uma pessoa que está inativa há muito tempo precisa ser cautelosa e ir progredindo à medida que seu organismo for adquirindo condições de treinar com mais intensidade. Alternar dias e tipos de atividade física são uma ótima estratégia e nunca se deve praticar atividade física sem a orientação de um professor de educação física.
É importante que a pessoa reflita sobre sua vida e procure fazer da atividade física um hábito. Os benefícios são muitos e com o tempo os resultados aparecem; o que é sempre um grande incentivo.
Se uma pessoa faz atividade física de forma regular, suas chances aumentam para que haja um bom condicionamento físico e, quando o fim de ano estiver próximo, ela poderá aumentar a intensidade para que possa se sentir melhor numa viagem ou numa festa.
Evite passar meses inativo e só se exercitar de forma intensa no fim do ano. Agindo dessa forma, além de correr um sério risco de lesão você poderá não ter o resultado desejado. É importante tentar reorganizar a agenda e procurar fazer atividade física durante todo o ano.