A importância de cuidar dos joelhos

Reclamações de dor nos joelhos é algo recorrente, mas há formas de se evitar esse problema.

André Messias | 22 de Dezembro de 2022 às 14:00

- busracavus/iStock

É muito comum eu ouvir pessoas reclamando de dosconforto ou dores no joelho. Pessoas que fazem atividade física, que não fazem, que correm, que fazem musculação, que estão acima do peso etc. Praticamente todo tipo de pessoa tem essa mesma reclamação e muitas dúvidas. Sendo assim, resolvi abordar a importância de cuidarmos de nossos joelhos.

O joelho é a articulação mais complexa do corpo humano e nele estão contidos muitos tendões e ligamentos. Movimentos do cotidiano geram sobrecarga nele e o fortalecimento muscular é essencial. Subir um degrau, levantar de uma cadeira, pegar um objeto no chão são alguns exemplos de movimentos simples que podem gerar problemas caso a pessoa esteja com níveis de força aquém do ideal. 

Vale lembrar que músculos fortes minimizam consideravelmente a sobrecarga imposta ao joelho. Portanto, fortalecer os músculos dessa região representa uma das ações mais importantes para evitar que problemas aconteçam. A dor indica que algo não está bom e precisa ser corrigido e quase sempre o ganho de força nos músculos da coxa ajuda consideravelmente o problema. 

Como evitar e minimizar as dores no joelho

Costumo sugerir que as pessoas coloquem gelo regularmente no joelho visto que ele contribui para a recuperação tecidual e muitas das vezes impede que algo simples vire algo maior, como um rompimento por exemplo. Realizar exercícios de alongamento antes de dormir também é uma boa estratégia. 

Uma pessoa que entra numa academia, por exemplo, precisa deixar claro para quem for elaborar seu programa todas as suas limitações e caso tenha alguma questão no joelho, ela jamais deve ser ignorada. Trabalhar com amplitude limitada é um dos exemplos das adaptações que podem e devem ser feitas caso haja algum problema, assim como evitar movimentos que causem grande sobrecarga na região.

Nunca é demais repetir que a prevenção é mais eficiente do que a cura e ninguém deve esperar surgir algum problema no joelho para lhe dar o devido cuidado. A prática da musculação ao longo dos anos representa a ação mais importante para que os joelhos estejam bem à medida que envelhecemos. Ademais atentar aos movimentos do cotidiano, ter sempre bons níveis de força, colocar gelo regularmente e alongar antes de dormir são ótimas ações que podem evitar que surjam problemas numa das partes mais importantes do corpo.

Leia também

Entenda a relação entre atividade física e saúde cardiovascular

Movimento: ação essencial para a saúde

Trabalhos braçais são considerados atividade física?

Atividade física “parcelada” funciona?

Futebol uma vez por semana: é preciso cautela

Pesos livres ou máquinas: a dúvida de muitos alunos