Muitas pessoas subestimam a hidroginástica. Porém, caso ela seja feita com a intensidade adequada, irá gerar muitos benefícios à saúde.
Redação | 14 de Julho de 2022 às 18:00
Joana, uma aluna da academia na qual dou aula, certo dia me contou que estava preocupada com a saúde da mãe que estava hipertensa. Sua preocupação era coerente uma vez que a hipertensão representa um sério fator de risco para doenças cardiovasculares. Sendo assim, fomos conversar um pouco.
Perguntei a Joana se não seria possível sua mãe entrar na academia. Isso porque a atividade física é a principal ferramenta não farmacológica para o enfrentamento de diversos problemas de saúde, como a hipertensão, diabetes, obesidade, osteoporose e doenças cardiovasculares.
Joana me contou que sua mãe não gostava de academia, mas que talvez fosse possível ela entrar na hidroginástica que havia em seu prédio. No entanto, ela tinha dúvidas se as aulas de hidroginástica poderiam melhorar o quadro de sua mãe.
Expliquei para Joana que todo e qualquer tipo de atividade física, desde que feito com frequência e intensidade suficientes, proporciona inúmeros benefícios fisiológicos, dentre os quais estão a redução na pressão arterial.
Leia também: A importância da frequência na prática do exercício físico
A prática regular de atividade física gera numerosos e valiosos benefícios no sistema cardiovascular o que é extremamente importante para uma pessoa hipertensa, como era o caso da mãe de Joana.
Enfatizei para Joana que sua mãe deveria fazer as aulas dentro de suas limitações e que antes de começar deveria passar por uma consulta médica para ver se estava apta a praticar atividades físicas. Vale lembrar que, para a maioria das pessoas, os benefícios compensam os riscos e o caminho da atividade física sempre precisa ser considerado. Também seria necessário que a mãe de Joana explicasse o seu caso para o professor da turma para que adaptações fossem feitas. Joana ficou animada e disse que iria matricular sua mãe na turma.
Sempre que encontrava com Joana na academia perguntava sobre sua mãe e ela sempre me respondia com bastante animação. Segundo ela, sua mãe estava muito feliz nas aulas e seu condicionamento físico estava em contínuo progresso, o que lhe possibilitava realizar toda a aula e em intensidade suficiente para seu organismo ter os benefícios fisiológicos.
Joana me disse que explicou para sua mãe que não era para ir para as aulas para ficar batendo papo, mas sim para treinar. Ainda que o relacionamento social seja algo que a atividade física também proporciona, a saúde metabólica precisa ser a prioridade.
Joana estava muito feliz e a saúde de sua mãe estava melhorando a cada dia. Certamente se sua mãe continuar praticando as aulas, os remédios irão desaparecer e ela não será mais hipertensa.
Muitas pessoas subestimam a hidroginástica. Porém caso ela seja feita com a intensidade adequada (o organismo precisa fazer esforço e a frequência cardíaca precisa aumentar) irá gerar muitos benefícios à saúde. A hidroginástica movimenta todo o corpo, não gera impacto, trabalha o condicionamento aeróbio e a força muscular. Portanto é um ótimo tipo de atividade física (e não serve somente para pessoas idosas).