A prática de qualquer atividade física exige compromisso e dedicação. Respeitar o nosso corpo e os limites físicos é o primeiro passo.
Redação | 26 de Maio de 2022 às 10:00
Lívia foi falar comigo na academia e me contou que suas amigas estavam querendo correr uma maratona pois ouviram falar que seria legal. Perguntei a ela qual seria a maratona que suas amigas gostariam de participar, pois, dependendo da data, eu poderia treiná-las. Para meu espanto total, ela me disse que seria a do Rio de Janeiro, que iria ocorrer em poucas semanas. Tive de convidar Lívia para uma conversa no café da academia.
Leia também: Como aumentar o desempenho na corrida?
As amigas de Lívia faziam musculação em três dias na semana e aula de spinning em dois dias; ou seja, elas não corriam! Contudo, ainda assim, queriam correr 42km porque “era legal’’ e viram pessoas animadas nas redes sociais.
Durante a minha conversa com Lívia, precisei dar ênfase no risco que elas iriam correr caso se inscrevessem na maratona sem se prepararem adequadamente. Expliquei muitas coisas para Lívia, contei algumas situações que já aconteceram com alguns conhecidos e ela mandou uma mensagem na mesma hora para suas amigas e felizmente elas desistiram – não foi tão fácil, mas foram convencidas. Por fim, falei que se elas realmente quisessem correr uma maratona, poderíamos pensar em uma alguns meses depois.
O fato é que estamos vivendo num período perigoso. As pessoas olham tanto a vida dos outros e querem copiar. O caso da maratona é apenas um exemplo; as amigas de Lívia viram nas redes sociais várias pessoas colocando fotos dos treinos, frases, etc e quiseram fazer também. Em outras palavras, as pessoas focam mais nos outros do que nelas. E no que se refere à atividade física, isso é perigoso.
Não é difícil encontrar pessoas querendo copiar o treino dos outros na academia. Querendo fazer o que os outros fazem e não respeitando as limitações, condicionamento, nível de força e especificidade. Isso é perigoso, a pessoa corre sérios riscos de sofrer lesões e/ou algo mais sério.
É preciso que cada indivíduo foque em si, em suas atividades, metas, respeite seu organismo e siga o seu caminho. Cada um tem seu caminho e querer pegar o do outro é ruim para a saúde.
Todo e qualquer tipo de atividade física, seja ela musculação, corrida, natação, ciclismo ou dança, precisa proporcionar saúde, bem-estar e benefícios fisiológicos. Atividade física é sinônimo de saúde e precisa ser levada a sério. Não dá para uma pessoa que não corre resolver correr (ainda mais uma maratona) de uma hora para outra. É preciso planejamento, periodização, dedicação e focar em si e não no outro.
Treinar para uma maratona é algo que leva meses e jamais deve ser feito de uma hora para outra. Porém, as pessoas estão sendo vítimas por olhar demais a vida do outro. É preciso que você seja você. Escolha um tipo de atividade física, se dedique a ela, promova sua saúde e viva a SUA vida.