É importante escolher roupas que lhe deixem confortável.
Outro dia estava dando aula para Janaína e logo no início da aula notei que ela não estava confortável. Ela estava sentido uma dificuldade além do normal para realizar alguns exercícios de membros inferiores e fazendo cara de dor. Fui perguntar o que estava acontecendo e ela me disse que no dia anterior foi correr com uma prima e pegou um short emprestado. O short estava apertado e assou sua coxa. Com isso, ela sentia dor toda vez que ela fazia um movimento de membros inferiores. Tive de fazer algumas adaptações e o treino daquele dia foi comprometido.
O que aconteceu com Janaína pode acontecer com qualquer um de nós. Quem nunca pegou um tênis ou uma roupa emprestada para fazer um treino, não é? Todavia temos de tomar alguns cuidados para que algo ruim não aconteça.
Leia também: Como escolher o tênis ideal para praticar exercícios físicos
Claro que muitas vezes estamos numa situação em que a roupa ou o calçado emprestado “é o que tem’’, mas é preciso se sentir confortável, ainda mais se for realizar um treino. O que seria uma ajuda, pode acarretar num problema. É preciso fazer como se estivesse fazendo uma compra e experimentar algumas opções. Conforto é algo importante não apenas na atividade física como também na vida. Quando estamos confortáveis, fazemos as coisas mais concentrados e os resultados têm maiores chances de serem obtidos.
Roupas para a prática de atividade física devem ser leves e jamais apertadas. Costumo recomendar aos meus alunos que, ao comprarem um tênis para correr, comprem um número maior do que os calçados pro dia a dia. Durante a corrida, o pé recebe grande quantidade de sangue e fica “maior’’. Logo há o risco do tênis ficar apertado gerando bolhas, causando machucados e ainda podendo perder a unha.
Também é importante considerar a temperatura e fazer escolhas de roupa que façam sentido ao que irá se enfrentar. Assim como na vida, precisamos estar preparados para o que irá surgir em nosso caminho.
Tenha sempre uma roupa de atividade física na mochila (como muitas pessoas carregam remédio). E caso surja uma oportunidade, você poderá treinar com o que já está acostumado.