Viver e mudar são sinônimos! Ainda que fujamos disso.
Muitas pessoas apresentam enorme dificuldade em lidar com o novo. É inerente ao ser humano pensar que o novo será algo ruim e desejar o retorno daquilo que se foi. Temos de aceitar que ciclos terminam para que novos comecem.
Leia também: Receitas pré-treino: 3 ideias para mandar bem na academia.
Vale lembrar que nem tudo que chega ao fim significa perda, e somente o tempo tem o poder de mostrar isso. Kátia, uma amiga, é uma das pessoas que não sabe lidar muito bem com o novo. Claro, e obviamente, ela não precisa se punir com isso. Faz parte da gente ter essa dificuldade e está tudo bem!
Kátia ficou alguns meses morando na casa de sua filha e estava adiando sua ida. Seu apartamento estava pronto e ela sempre ficava adiando. Era sempre uma desculpa. Mas chegou a hora que não dava mais para adiar, era necessário que Kátia mostrasse que era uma mulher forte e seguir seu caminho. Nossos problemas e soluções estão dentro da gente e era preciso que Kátia enfrentasse suas questões. Apesar de não lhe conhecer tão profundamente, sei que ela iria conseguir.
Um dos argumentos de Kátia era de que seria preciso se reorganizar quantos aos seus treinos. Por uma questão de logística ela não poderia continuar treinando onde estava, mas não lhe faltavam opções em seu novo endereço.
Leia também: Frases de academia: 51 frases motivacionais para manter o foco no treino.
Mais uma vez seria necessário que ela enfrentasse o novo e fosse treinar em um novo local. Vale lembrar que nossa saúde não espera e devemos fazer o máximo esforço para que não ocorra uma queda no nível de atividade física. Poucos dias sem treinar são suficientes para que surjam problemas. É preciso seguir!
O novo traz novas oportunidades, nos faz conhecer novas pessoas, nos oferece novos caminhos. O novo não é ruim, o novo é apenas diferente. O mundo, as pessoas, nossas vidas são sempre dinâmicos e precisamos aceitar isso.
É como se fosse nosso programa de musculação: precisamos renovar para que os benefícios fisiológicos sejam mantidos. No início pode causar um pouco de dor, mas nos adaptamos e seguimos. Aliás, essa é uma das maiores lições da vida: não importa o que acontece conosco, é preciso sempre seguir em frente. Sempre!
Toda vez que encontrava com Kátia, perguntava-lhe se ela já havia se matriculado em uma nova academia. Ela disse que estava se organizando e que, assim que fosse possível, iria entrar. Foi bom ouvir de Kátia que os treinos estavam lhe fazendo falta. Isso era um bom sinal. Dentro dela, a atividade física estava pedindo para voltar. Era apenas uma questão de tempo.
O caso de Kátia é comum, e não devemos nos crucificar quando tivermos dificuldade em lidar com o novo. Tudo tem seu tempo e aceitação demora mas chega.