Estabelecer metas e estar disposto é o primeiro passo para conquistar uma vida mais saudáve;
André Messias | 20 de Julho de 2023 às 12:00
Outro dia um grande amigo me ligou. Disse que estava preocupado com a saúde de sua namorada visto que ela estava com um estilo de vida não saudável, apresentando alto comportamento sedentário, consumo excessivo de alimentos não saudáveis e não praticava atividade física. Esses componentes são muito preocupantes e representam fatores de risco para diversos problemas de saúde.
Meu amigo queria combinar comigo para que eu desse algumas aulas para sua namorada. Combinamos algumas questões como valores e horários. Perguntei se ele já havia conversado com ela e ele me disse que sim e que ela havia lhe dito que iria tentar e estava até um pouco animada.
Alguns dias depois, encontrei com a namorada desse amigo. Conversamos bastante, fiz uma avaliação e elaborei seu programa de treinamento. A ideia era que treinássemos dois dias na semana, com um programa contemplando treino de força e aeróbio.
Em todas as aulas a namorada de meu amigo chegava bastante atrasada e sem ânimo algum. Eu sempre tentava lhe animar, puxar assunto, perguntava sobre a alimentação, fazia adaptações no treino. Dizia que se ela se dedicasse um pouco iria progredir e sua saúde melhoraria bastante. Porém, ainda assim, ela continuava com as mesmas ações e algumas vezes atrasava meia hora. Por mais que eu me esforçasse, ela não estava disposta a cuidar de sua saúde. Eu estava disposto a ajudá-la, porém não poderia fazer os exercícios por ela.
Algumas semanas depois liguei para meu amigo e precisei dizer que não era mais possível continuar as aulas com sua namorada. Expliquei que era preciso haver um interesse mútuo e que ela não estava disposta a treinar. Meu amigo entendeu, disse que já desconfiava que isso iria acontecer. Falei para ele não desistir e tentar um outro caminho como por exemplo caminhar com sua namorada, fazer alguns treinos em casa, andar de bicicleta. Ele me prometeu seguir tentando. Expliquei para ele que ela deveria estar disposta.
O exemplo da namorada de meu amigo nos faz refletir: será que estamos dispostos? Quando escolhemos alguma coisa para gente (seja uma pessoa, uma prova de corrida, um curso de pós-graduação ou um emprego) precisamos entender que é necessário estarmos dispostos, ter atitude e dedicação. Não adianta ficar apenas no discurso. É preciso agir, enfrentar as dificuldades e seguir em frente. Sempre teremos dificuldades e obstáculos que nos darão vontade de desistir, mas precisamos seguir. Se estivermos dispostos, não desistiremos diante das dificuldades.
Muitas vezes o corpo não quer ir para o treino. Mas a mente precisa comandá-lo e sempre ter consciência que atividade física é promotora da saúde. Estabeleça metas, tais como uma prova de 10km. Mas esteja disposto e vá a luta. Ninguém pode agir por você.
A importância de escutar os sinais dados pelo nosso corpo
Benefícios fisiológicos da musculação
Estabelecer metas pode contribuir para conquistar uma vida saudável