A melhor forma de evitar doenças como a diabetes e a hipertensão é através da pratica de atividade física e dieta equilibrada.
Recentemente uma aluna minha disse que estava muito preocupada com sua amiga que mora com ela. Essa amiga tem alguns fatores de risco dentre os quais a inatividade física e o sobrepeso. Todavia ao realizar um exame de sangue, dois indicadores que alertam sobre o risco de diabetes (uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo) deram alterados. Minha aluna me perguntou se era grave e o que sua amiga poderia fazer para reverter tal quadro.
Comecei explicando para a minha aluna que o maior desafio seria fazer sua amiga passar a praticar atividade física de forma regular, uma vez que ela já havia me dito que sua amiga não fazia nenhum tipo de atividade física.
Leia também: Entenda o que é a pré-diabetes e veja dicas para reverter o quadro
Por mais que seja comprovado cientificamente que a prática regular de atividade física proporcione numerosos e valiosos benefícios ao organismo, a inatividade física representa um problema de saúde pública e um desafio global.
Sugeri à minha aluna que chamasse sua amiga para fazer algum tipo de atividade física de forma regular durante três meses: natação, andar de bicicleta, caminhar, musculação. Listei algumas opções baseadas no que conheço da rotina da amiga. Porém para cada opção havia uma desculpa. Foi difícil, mas não poderia desistir, afinal de contas o resultado do exame estava ali e deixava claro que algo ruim poderia acontecer. Ademais sei que minha aluna gostava bastante de sua amiga e ficaria mal se algo pior acontecesse.
Prevenir é melhor que remediar
Felizmente a amiga da minha aluna ainda não é diabética e deveríamos tentar convencê-la o quanto antes a ter uma vida mais ativa. Tive a ideia de pegar uma parte do meu projeto de doutorado, onde explico detalhadamente os benefícios fisiológicos da atividade física no organismo em relação ao diabetes, dentre os quais se destacam:
- redução da resistência à insulina;
- aumento da produção de GLUT-4 (proteína transportadora de glicose), aumentando sua captação pelos músculos e pelo tecido adiposo;
- redução do tecido adiposo visceral;
- aumento da função das células β;
- maior utilização da glicose para energia e melhor sensibilidade à insulina.
Acredito que quando temos pleno conhecimento dos benefícios que teremos ao fazer alguma coisa, nossas chances de permanecer naquilo aumentam. A amiga da minha aluna estava com resistência à insulina, o que é uma espécie de primeiro passo para a ocorrência do diabetes. Vale destacar que a melhora da resistência à insulina é uma das mais importantes adaptações decorrentes da atividade física.
Algumas semanas se passaram e a amiga da minha aluna ainda não começou a praticar atividade física. Espero que isso mude o quanto antes. Quanto mais cedo ela começar, maiores chances terá de não se tornar diabética.
Ela não precisa virar atleta nem treinar horas por semana. Se ela conseguir treinar com qualidade, por 30 minutos e em três dias na semana, já estará gerando benefícios ao seu organismo e ficando cada vez mais distante de ser diabética. Felizmente ela melhorou alguns hábitos alimentares, o que é muito importante também. Alimentação saudável e prática de atividade física precisam caminhar de mãos dadas.
A amiga da minha aluna teve um alerta para sua saúde. Isso acontece com muitas pessoas. Não é preciso ficar doente para cuidar da saúde. Previna-se e não espere algo ruim acontecer.