Por mais que a atividade física desempenhe um papel essencial para a saúde e sua importância seja cada vez mais reforçada pela ciência, lamentavelmente a inatividade física representa uma pandemia global e é responsável por milhões de mortes anualmente.
Muitas pessoas alegam não gostar de fazer atividade física, usando isso como desculpa para se manterem inativas. Todavia é preciso considerar todas as possibilidades para que a prevalência desse sério problema de saúde pública seja combatido.
As aulas de luta como judô, boxe e muay thai podem ser uma alternativa para quem alega não gostar de fazer atividade física. Esse tipo de atividade, além de proporcionar muitos benefícios para a saúde e prevenir muitas doenças como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares também tem grande importância para colaborar com o enfrentamento de um problema cada vez mais presente na sociedade contemporânea: a ansiedade.
Aulas de luta são grandes exemplos de que é preciso estar plenamente presente no momento presente e que mente e corpo precisam estar sempre conectados. Dar um passo de cada vez representa uma reflexão importante para todos nós e no caso das lutas é preciso dar um soco ou chute de cada vez, controlar o corpo e esperar pelo momento. Querer transformar o futuro no presente é perigoso, portanto é preciso esperar o momento. Tudo tem seu tempo e numa luta alguém pode se machucar caso queira vencer o tempo.
Outro ponto importante é que lutas são atividades dinâmicas e que há interação com outras pessoas, colaborando com o bem-estar social, algo essencial para a saúde. Há conversas, risadas e amizades se formam. Também são atividades que exigem força muscular, o que é ótimo visto que os músculos precisam ser exigidos para que não atrofiem.
A atividade física representa a principal forma de promover a saúde e tem importância ímpar na prevenção de doenças. Existem muitos tipos de atividade física e é preciso considerar todas as possibilidades para que o risco de alguma doença seja minimizado. Lutas são ótimas alternativas e é preciso experimentar antes de dizer que não gosta.