A prática regular de atividade física é capaz de promover a saúde e o bem-estar em todas as idades. E o melhor: nunca é tarde para começar!
André Messias | 11 de Fevereiro de 2021 às 15:39
“Está me fazendo muito bem, me sinto melhor, mais saudável e cortei dois remédios desde que começamos nosso programa de exercícios. Nossa, que investimento em mim e na minha saúde! E olha que, aos 54 anos, eu achava que era tarde demais para começar.”
Foi o que Jorge me disse na segunda pela manhã quando chegou à academia para mais um dia de treino. Fiquei superfeliz com o seu depoimento e resolvi abordar esse assunto na coluna de hoje: sempre há e é tempo de iniciar um programa de atividades físicas.
Jorge é meu aluno particular há oito meses e, quando me procurou, estava com diabetes e sentindo muitas dores articulares. Ele me disse que sempre foi sedentário, que nunca gostou de atividade física, e que também nunca teve tempo.
Ele tomava remédios, sua saúde não ia bem e o seu médico o aconselhara a iniciar um programa de atividades físicas. Jorge então se matriculou na academia e, por indicação de um conhecido, veio até mim e conversamos sobre as aulas particulares.
Lembro-me bem de uma de suas dúvidas: “Mas, André, são mais de 50 anos sem fazer nada. Será que ainda adianta?”
Conversamos com calma e ele escolheu seguir um caminho até então desconhecido: o da atividade física.
A prática regular de atividades físicas é capaz de promover a saúde e o bem-estar em todas as idades; os benefícios vão muito além do que se vê. Na verdade, os maiores benefícios são os invisíveis, tais como:
Os benefícios citados acima são essenciais para a prevenção, controle e tratamento de inúmeros agravos de saúde que surgem em decorrência de uma vida sedentária.
Além disso, doenças que podem surgir em virtude do sedentarismo, como o diabetes e a hipertensão, tendem a se agravar com o passar do tempo.
Com o decorrer dos anos, sobretudo depois dos 40 anos, ocorre um processo denominado sarcopenia, que consiste na perda de massa muscular. Se há perda muscular, consequentemente há perda de força e sobrecarga nos tecidos (tendões, articulações e ligamentos).
Sendo assim, um dos objetivos de um programa de atividade física para pessoas acima dos 40 anos deve ser o ganho de massa muscular. Vale lembrar que a combinação da musculação com exercícios aeróbios é um ótimo caminho.
É necessário que toda pessoa saiba que. independentemente da idade e das escolhas feitas ao longo da vida, irá se beneficiar ao iniciar um programa de atividade física.
Jorge, após seis meses de aulas, refez uma bateria de exames e ficou muito feliz com os resultados. Sempre me lembro desse dia: ele me deu um abraço forte e disse que iria chegar aos 60 anos melhor do que chegou aos 40.
Portanto, assim como Jorge fez, considere seguir um novo caminho. Seja mais ativo e saudável. Nossa saúde depende de nossas escolhas e sempre há tempo de (re)começar.
Atividade física “parcelada” funciona?
Ainda há tempo para cuidar da sua saúde
Treinando músculos que são mais fracos
A importância da musculação para participar das corridas de rua
A importância da musculação ao envelhecermos
Ordem dos exercícios: é importante variar