Ainda que você tenha sido sedentário a vida inteira, não é tarde demais para praticar alguma atividade física e cuidar de sua saúde. Entenda!
Rosangela tem 60 anos, foi sedentária a vida inteira e seu estilo de vida era repleto de hábitos não saudáveis, como má postura e má alimentação. Ela é muito minha amiga e sempre me preocupei com sua saúde.
Leia também: Futebol uma vez por semana: é preciso cautela
Há cerca de um ano, de tanto eu insistir, ela resolveu entrar na hidroginástica. Dei algumas orientações a ela e disse que era preciso que ela explicasse detalhadamente ao professor seu histórico — ela fez algumas cirurgias e as atividades na água são ótimas para pessoas com esse perfil.
A saúde de Rosangela
Rosangela começou a fazer as aulas. Eram três dias na semana. Nas primeiras, como é a recomendação para uma pessoa iniciante, ela começou com baixa intensidade. Aos poucos, seu corpo foi dando sinais de que ela poderia avançar nas aulas e exigir mais de seu organismo.
À medida que as aulas foram passando, Rosangela foi se sentindo mais disposta e a melhora em seu condicionamento aeróbio — extremamente importante para a saúde cardiovascular — era nítida: não sentia falta de ar ao subir uma escada, passeava no shopping e fazia as coisas em casa com mais facilidade.
A sua musculatura foi ganhando força e suas articulações, ligamentos e tendões foram sofrendo menos sobrecarga no dia a dia. Com isso, inúmeras dores que ela sentia há anos desapareceram. Ela perdeu gordura, seus exames melhoraram e, hoje, um ano depois de ter iniciado as aulas de hidroginástica, ela é outra pessoa.
Rosangela melhorou sua alimentação e a qualidade de seu sono está bem melhor. Além disso, começou a caminhar duas vezes na semana e é bem provável que chegue aos 70 anos bem mais saudável do que chegou aos 40.
Não é tarde demais
Lamentavelmente, muitas pessoas pensam que, por terem sido sedentárias a vida inteira, de nada irá adiantar caso iniciem um programa de atividade física. Claro que quanto mais cedo a pessoa começar a fazer atividade física, melhor para sua saúde e bem-estar — o ideal é que seja nos primeiros anos de vida. Mas é um grave erro pensar que “é tarde demais” e “de nada vai adiantar’’. Muito pelo contrário: quanto pior o condicionamento da pessoa, mais ele se beneficiará.