Vinho tinto: o que acontece com seu corpo ao tomar uma taça todos os dias?

Beber vinho tinto contribui para a saúde do coração

Beatriz Castro | 23 de Agosto de 2023 às 10:29

Tomar uma taça de vinho por dia pode ser saudável - Foto: Pexels

Apesar de a OMS declarar que não existe dose segura para bebidas alcoólicas, a dieta mediterrânea integra o vinho tinto na lista de ingredientes benéficos para a saúde.

Segundo o Viva Bem, do UOL, A dieta explica que embora o consumo possa ser diário, ele deve ser de baixo a moderado, e ainda precisa acontecer durante o almoço e o jantar, acompanhado de boa hidratação ao longo do dia.

Já ficou estabelecido entre os cientistas que a combinação de compostos fenólicos presentes na bebida e o álcool possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que atuam como uma espécie de "assistente" das funções das células e dos tecidos do corpo.

O trabalho do vinho tinto seria facilitar a reparação de algum problema quando isso se faz necessário, como:

Ainda não existe nenhuma pesquisa científica que prove uma relação de causa e efeito entre beber vinho e ter mais saúde do coração. O que se sabe é que os polifenóis do vinho e o álcool, juntos, são protetores contra enfermidades cardiovasculares crônicas, em especial a doença arterial coronariana.

Os efeitos benéficos incluem a dilatação arterial, que facilita a circulação sanguínea, e proteção contra a formação de coágulos (ação antiplaquetária), o que diminui o risco da formação de trombos que podem bloquear os vasos sanguíneos.

O consumo do vinho tinto ainda tem ação anti-inflamatória, que facilitaria a inibição dos efeitos do colesterol ruim (LDL).

saúde coração bebida taça vinho